O que é a vistoria de imóvel alugado? Saiba quais os cuidados necessários

3 minutos para ler

Em uma locação de imóveis, tanto o proprietário quanto o inquilino precisam de garantias quanto às condições da casa ou apartamento. O primeiro, precisa certificar-se de que seu patrimônio será preservado. O segundo, no entanto, precisa ter a certeza de que não será cobrado por danos que não tenha ocasionado.

É para preservar os direitos de ambos que existe a vistoria de imóvel alugado, um procedimento indispensável em qualquer locação. Neste post você vai saber mais sobre este documento e entender por que ele é tão importante. Confira!

O que é a vistoria de imóvel alugado?

A vistoria é um procedimento realizado no início e no final do contrato de locação de um imóvel que visa retratar as condições da casa ou apartamento. Trata-se de uma garantia jurídica para as partes envolvidas no aluguel.

É por meio do laudo da vistoria que se atestam as condições em que o locatário deverá devolver a casa ou apartamento ao proprietário. O documento é registrado em duas vias, sendo que a primeira fica com a imobiliária, ou proprietário, e a segunda, com o locatário do imóvel.

No momento da devolução, tudo deve estar da mesma forma que o encontrado no início do negócio. Por isso, é essencial que as partes tenham bastante atenção à redação do documento, assinando o contrato apenas quando houver certeza de que ele retrata com exatidão o estado do imóvel.

Como ele protege inquilino e proprietário?

É por meio da vistoria que o proprietário poderá cobrar do inquilino reparos nos danos ocasionados, preservando seu patrimônio. Já para quem loca o imóvel, o documento é indispensável para demonstrar eventuais problemas que já existiam antes da locação, não sendo passíveis de ajuste ou ressarcimento ao dono.

É recomendável que as partes envolvidas na locação observem detalhes do imóvel que possam ser inseridos no documento, protegendo-os para o momento da devolução. Fotos também podem ser anexadas ao documento, facilitando o detalhamento das condições da casa ou apartamento.

O que é avaliado durante a vistoria?

Toda a infraestrutura do imóvel é avaliada e registrada no laudo da vistoria. Proprietário e locatário devem avaliar o documento e sugerir ajustes e assiná-lo, o que representa sua concordância com o que está descrito.

Pintura, forros, revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas, portas, janelas, situação da mobília, enfim, tudo o que integra a casa ou apartamento deve ser registrado no documento.

Uma vez assinado pelo proprietário e pelo locatário, o laudo torna-se o principal balizador dos reparos a serem feitos no final da locação. Por isso, toda a atenção nesse procedimento é indispensável para não haver prejuízos no futuro.

Esses são os principais cuidados que você deve ter na hora de realizar a vistoria de imóvel alugado. Não se esqueça que o documento é o que comprova quais os reparos a ajustes o locatário deverá realizar ao devolver o imóvel ao proprietário.

Nosso conteúdo foi útil para você? Então, que tal agora começar a busca pela sua próxima casa? Então, acesse nosso site e encontre os melhores imóveis de Viçosa.

Vida de estudantePowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “O que é a vistoria de imóvel alugado? Saiba quais os cuidados necessários

Deixe um comentário