Turismo ecológico em Minas Gerais: conheça 12 atrações imperdíveis

11 minutos para ler

Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais! Apesar de clichê, esse verso não deixa de ser uma bela verdade. O estado é repleto de belezas maturais e atrações imperdíveis e, por isso mesmo, há um forte turismo ecológico!

Até mesmo os mais mineiros dos mineiros desconhecem todos os sítios turísticos da região. Além disso, Minas Gerais conta com atrações para todos os perfis, desde quem procura um lugar para relaxar até as pessoas mais aventureiras, passando pelos adeptos ao turismo histórico!

Neste artigo, mostraremos a você por que o turismo ecológico em Minas Gerais atrai tantas pessoas. Apresentaremos também as principais atrações para cada perfil de visitante.

Por fim, mostraremos por que você não pode deixar de conhecer a região da Estrada Real. Boa leitura e conheça o que há de mais belo em Minas Gerais!

Por que o turismo ecológico em Minas Gerais atrai tantas pessoas?

Em primeiro lugar, Minas Gerais é um destino altamente turístico, agradando os mais diversos tipos de turista: aqueles que querem aproveitar a gastronomia, os que procuram altas aventuras, os que adoram um lugar calmo para relaxar, os que apreciam os monumentos históricos e a arquitetura de época, entre outros. Em outras palavras, há atrações para todos os gostos!

O turismo ecológico é um dos mais fortes do país devido às belezas naturais de Minas Gerais. A grande extensão do território abriga belezas naturais e sítios rurais, com áreas repletas de trilhas, picos e montanhas, cachoeiras, assim como rios e lagos. Há também várias opções de passeios ecológicos em parques e reservas naturais.

Além disso, a hospitalidade do povo mineiro é um grande atrativo para os turistas, que costumam apreciar o contato caloroso com a população. Afinal, quem não ama a capacidade do mineiro transformar o chá da tarde em um verdadeiro evento?

Não é à toa que Minas foi escolhido como o melhor destino histórico e de natureza em 2019 (dados do Datafolha). Então, que tal conhecer os principais lugares para visitar?

Quais são as principais atrações para quem deseja turismo de aventura?

Para as pessoas que querem unir emoção e natureza, Minas é um estado repleto de opções de trilhas, cachoeiras, locais para rafting, escalada, entre outros. Vamos mostrar os 7 principais destinos para turismo de aventura no estado!

1. Serra do Cipó

Localizada a 100km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é um lugar maravilhoso para quem gosta de trilhas, escaladas e passeios de caiaque, ou seja, quem aprecia uma boa dose de aventura. A serra também é cheia de cachoeiras, e é possível fazer passeios de canoa. É possível chegar ao local pelas rodovias MG-10 e MG-424.

2. Serra do Caparaó

A Serra do Caparaó oferece um dos passeios turísticos mais realizados no Brasil: a subida para o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do país. A serra fica na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Também é possível aproveitar roteiros turísticos e conhecer a história da Guerrilha do Caparaó.

Ainda dentro do roteiro de aventura, aproveite e conheça outros cenários dentro do Parque Nacional do Caparaó, com suas cachoeiras, piscinas naturais e montanhas. Também não deixe de aproveitar a produção cafeeira da região, uma das melhores do país.

3. Topo do Mundo

Topo do Mundo é um roteiro turístico que se encontra na região de Brumadinho, mais especificamente no alto da Serra da Moeda. 1.500 metros de altitude vencidos e você receberá como brinde uma vista de tirar o fôlego. Além disso, quem gosta de aventura pode aproveitar a pista de parapente para um salto incrível.

4. Ibitipoca

Com localização na Zona da Mata, Ibitipoca é um daqueles lugares que atende bem os corações com necessidade de aventura, assim como quem deseja sossegar e relaxar. A vila se encontra próximo ao município de Lima Duarte, localizado na Serra da Mantiqueira.

O Parque Estadual de Ibitipoca, com diversos atrativos naturais e trilhas incríveis, é o destino ideal para aqueles que querem aventuras. A principal delas é o circuito Janela do Céu, com cerca de 18km de extensão. O caminho vale muito a pena, pois é possível aproveitar um visual deslumbrante no final do passeio.

5. Capitólio

Capitólio é um daqueles lugares que conquistou mesmo a atenção e os corações dos turistas brasileiros. O Lago de Furnas é bastante conhecido e é de tirar o fôlego. É o lugar do estado que mais abriga barcos e lanchas.

No quesito aventura, os turistas podem aproveitar passeios de quadriciclo, 4×4, jet ski, caiaque, stand up paddle e rapel. Também há trilhas que levam a picos e outros diversos destinos incríveis dentro da Serra da Canastra.

6. Piumhi

Para quem for a Capitólio, é possível aproveitar e dar uma passadinha em Piuhmi, cidade que também está localizada na Serra da Canastra, a apenas 16km do destino anterior.

Piuhmi também oferece entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, e é possível realizar passeios de quadriciclo pela região. Além disso, é uma oportunidade para conhecer mais sobre a cultura do café da região.

7. Belo Vale

O município de Belo Vale, localizado a uma distância de cerca de 75km de Belo Horizonte, permite acesso à Serra da Moeda e ao Parque Ecológico da Cachoeira. Na Serra da Moeda, é possível aproveitar passeios de voo livre, asa delta, parapente, assim como de balão.

Já o Parque Ecológico da Cachoeira é repleto de trilhas que permitem aos visitantes aproveitar ao máximo o circuito das águas. Também há espaços para as pessoas que têm interesse na prática de esportes ao ar livre na região.

Quais são as melhores atrações naturais para quem quer relaxar?

Nem todo mundo busca um lugar ecológico para altas aventuras, não é mesmo? Em muitos casos, tudo que a pessoa quer é a oportunidade de relaxar em um lugar calmo, distante dos centros urbanos. E Minas Minas com certeza também abriga locais assim! Veja a seguir 5 sítios turísticos imperdíveis com esse perfil.

1. Poços de Caldas

Poços de Caldas poderia estar nas opções de turismo de aventura, mas também conta com oportunidades para aqueles que desejam apenas paz e tranquilidade, aproveitando o turismo rural.

A pessoa poderá visitar lugares como a Fazenda Cachoeirinha e o Sítio Consolini. Também é possível conhecer as famosas águas termais da região, com temperaturas de 40°C. Essas águas têm um efeito relaxante, o que contribui para o bem-estar dos visitantes.

2. Lavras Novas

Lavras Novas se localiza a 17km de Ouro Preto e, por fazer parte do roteiro da Estrada Real, passou a chamar a atenção dos turistas. A cidade é bem tranquila, com ruas de pedras e casinhas antigas coloridas, que fazem com que os visitantes sintam que estão voltando no tempo.

Para quem não quer ficar completamente parado, há a opção de aproveitar trilhas curtas e tranquilas de 5km, acompanhando as histórias locais e degustando frutas típicas da região. Aproveite, também, para desfrutar a gastronomia mineira tradicional.

3. Serra da Piedade

A Serra da Piedade pode ser acessada pelo município de Caeté, a 40km de Belo Horizonte. Além de aproveitar as belezas ecológicas da serra, com caminhadas tranquilas por trilhas adequadas a quem não quer muita aventura, o visitante pode curtir o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, cuja autoria é atribuída a Aleijadinho.

Uma vantagem é que há um projeto de linha de trem ligando a capital mineira à região, o que tornará a viagem mais segura e tranquila para os turistas.

4. Inhotim

O Instituto Inhotim, localizado próximo a Brumadinho, é um daqueles lugares que você não pode deixar de conhecer em Minas Gerais. O instituto está em uma área de 140 hectares e conta com incríveis instalações de arte contemporânea. Além disso, o local proporciona a paz e o sossego que os turistas desejam.

5. Monte Verde

Monte Verde é considerada a “Campos do Jordão” mineira — o que não é à toa uma vez que as duas cidades estão próximas geograficamente. A cidade oferece algumas opções para aqueles que querem um pouco mais de aventura, como a subida do Pico do Selado, mas também tem atrações para as pessoas que desejam apenas desfrutar uma cidade sossegada.

A cidade é repleta de casas com belíssima arquitetura, feiras e galerias com produtos tradicionais mineiros (aproveite para degustar queijos incríveis em seus passeios). Também é uma opção interessante para quem busca roteiros românticos, já que a maioria das hospedagens conta com banheiras de hidromassagem e lareiras. Na culinária local, predomina a fondue.

Turismo histórico e ecoturismo: é possível unir os dois?

A resposta é: sim! É possível aproveitar as belezas naturais do estado e conhecer um pouco mais da história do nosso país. As cidades históricas mineiras abrigam belezas naturais incríveis. Veja mais sobre as diversas cidades a seguir.

Ouro Preto e Mariana

Ouro Preto e Mariana são lugares que atraem o público pela arquitetura colonial e pelas obras do grande mestre Aleijadinho. Além disso, as igrejas do período colonial são maravilhosas e remetem a esse período histórico brasileiro.

A região também conta com diversas atrações próximas que complementam o roteiro, como o Parque Estadual do Itacolomi.

Tiradentes

Tiradentes é outra cidade pertencente ao roteiro da Estrada Real. Ela conta com diversas opções para o turismo histórico, com suas igrejas e uma arquitetura característica do período colonial. Ao mesmo tempo, a cidade agrada os apaixonados por ecoturismo.

O município fica aos pés da Serra de São José, oferecendo oportunidades de caminhadas de pequena e média duração, trekking, cavalgadas, rapel, acesso a cachoeiras, passeios de quadriciclo, entre outras possibilidades.

Um passeio incrível é a realização da Trilha do Carteiro, local em que está localizada a Calçada dos Escravos. Trata-se de uma obra criada no século XVIII, composta por rochas de quartzito que foram colocadas uma por uma pelos escravos da época.

São João Del Rei

É quase inevitável ir a Tiradentes e visitar, de quebra, São João Del Rei, aproveitando o passeio de Maria Fumaça. E, da mesma forma que sua vizinha, a cidade tem um forte ecoturismo. Aproveite, também, para conhecer Bichinho, que conta com casarões coloniais bem conservados.

Circuito das Grutas

O Circuito das Grutas é um dos passeios que mais tiram o fôlego dos mineiros, e é composto pelos municípios de Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Paraopeba, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas. No percurso, além de aproveitar e conhecer mais sobre a história do nosso país, poderá conhecer algumas das grutas mais conhecidas do estado, como:

  • Gruta do Maquiné (Cordisburgo);
  • Lapinha (Lagoa Santa);
  • Rei do Mato (Sete Lagoas).

Estrada Real: por que você não deve deixar de conhecê-la?

Se você quer um roteiro incrível de turismo ecológico em Minas Gerais, que tal realizar o percurso da Estrada Real? Esse é o caminho realizado entre as minas de ouro e pedras preciosas e os principais portos brasileiros no período colonial (Rio de Janeiro e Paraty). A Estrada Real é considerada a maior rota turística do país.

Alguns dos lugares que citamos, entre outros que também podem ser incluídos, são parte de roteiros incríveis de ecoturismo e contam muito sobre momentos importantes do Brasil. Algumas das cidades do roteiro da Estrada Real são:

  • Congonhas com seus 12 profetas em pedra-sabão;
  • Ouro Preto, Mariana e Tiradentes com suas igrejas históricas;
  • Diamantina e o Vale do Jequitinhonha, abrigando também o Parque Estadual do Rio Preto;
  • Brumadinho;
  • São Sebastião do Rio Preto;
  • Bananal;
  • Barbacena;
  • Juiz de Fora.

A Estrada Real conta com dois circuitos principais: o Caminho Velho, ligando Paraty a Ouro Preto (compõem esse caminho as cidades de São João Del Rei e Tiradentes); e o Caminho Novo, ligando Rio de Janeiro a Ouro Preto (estão nesse circuito cidades como Petrópolis, Barbacena e Juiz de Fora).

Independentemente do perfil de turismo ecológico em Minas Gerais que você queira aproveitar, de aventura, histórico ou para relaxar, pode ter certeza de que a região oferece as melhores opções. Assim, suas expectativas certamente serão atendidas com a experiência!

Gostou das nossas dicas de ecoturismo em Minais Gerais? Então aproveite e acompanhe mais temas de interesse em nossas redes sociais. Curta nossos perfis no Facebook e Instagram!

Você também pode gostar

Deixe um comentário