Smart home: conheça as casas do futuro que prometem trazer mais conforto e segurança

smart home Viçosa Imobiliária Habitar
4 minutos para ler

Impulsionada pelo avanço da tecnologia, a digitalização é um movimento que já transforma serviços, altera mudanças de comportamento e consumo, relações interpessoais, além de abrir espaço para novas oportunidades de negócios.

Nesta onda do aumento do grau de inovação, a smart home sobe na prancha não somente para surfar na tendência, mas também para criar recursos que trarão novas experiências às nossas casas.

O conceito de casa inteligente, ou smart home, define moradias que possuem dispositivos conectados à internet ou bluetooth. Com esta tecnologia, é possível controlar a climatização, iluminação e fechaduras por meio de um smartphone ou comando de voz.

Seu objetivo é deixar a moradia mais dinâmica, confortável, segura e prática para os seus moradores. Segundo dados do estudo GfK Consumer Life – Smart Home, 57% dos brasileiros acreditam que as casas inteligentes terão grande impacto em suas vidas, e são os perfis de consumidores que mais esperam pelas tecnologias.

Neste artigo, exploramos as tecnologias das smart home e como elas podem otimizar e automatizar algumas tarefas da sua casa. Acompanhe a leitura!

Smart displays

Os dispositivos inteligentes são aqueles que, de alguma forma, podem se conectar com a casa e realizar algum comando. A Alexia, por exemplo, é uma assistente virtual da Amazon, da linha smart speakers, que conversa, interage e executa diversas tarefas, tais como: pesquisa na internet, comandos para outros dispositivos e aplicativos.

Além da iniciativa da Amazon, o Google compete no mercado com o Google Home, e a Apple com o HomePod.

Apesar da tendência ser atrativa, especialistas afirmam que para ter um uso massivo de tecnologias em uma casa, o ideal seria incluir a ideia desde o planejamento para ser implementada na construção do imóvel.

Isso porque, as modificações necessárias envolvem infraestrutura, e com a casa pronta, fica mais difícil de implementar em toda a moradia.

Contudo, por mais que as casas atuais não tenham sido construídas para serem uma casa do futuro, existem diversos dispositivos que podem ser acoplados nos ambientes para dar mais segurança e conforto para os moradores.

Abaixo, listamos alguns dos dispositivos mais comuns que podem deixar sua casa mais inteligente. Veja!

#01. Smart lâmpada

Imagina acender, apagar, controlar a intensidade do brilho, temperatura, e até cor por meio de um celular ou comando de voz.

As lâmpadas inteligentes são conectadas via wi-fi, e por aplicativo próprio, é possível controlá-las, agendar horários para ligar e desligar. Além da praticidade, as smart lâmpadas também podem ajudar a economizar energia, já que seu app mostra quais estão ligadas.

#02. Fechadura smart

Dispensando chaves, as fechaduras inteligentes possuem três tipos distintos. Uma utiliza leitura de sensores de presença que abrem a porta após reconhecer sinais.

Outra usa a biometria e opera a partir de cadastro de banco de dados dos moradores. Por mim, a fechada wireless que por meio da rede wi-fi permite que seja controlada remotamente por um aplicativo. Além disso, em alguns casos, elas também podem ser conectadas via bluetooth ou Z-Wave.

#03. Central de controle infravermelho universal

O controle universal substitui controles de TV, o ar-condicionado, a caixa de som, entre outros aparelhos. Podendo ser usado tanto comando de voz, quanto aplicativos, a função de todos os aparelhos domésticos se reúne em um só dispositivo.

Por meio da tecnologia infravermelho, todos os equipamentos da casa podem ser ativados ou desativados.

#04. Kit segurança

Para manter a casa segura, existem vários sensores que notificam em tempo real emitindo um sinal sonoro ou enviando mensagens para smartphones. Sensor de gás, fumaça, abertura ou fechamento de portas, até mesmo sensores de movimento e presença.

O kit casa segura também disponibiliza câmeras que podem ser acompanhadas por aplicativos. Assim, é possível ficar mais tranquilo para fazer viagens, deixar adolescentes em casa, e não ficar mais com dúvida se fechou ou não a janela em dias de chuva.

As Smart Homes são consideradas a casa do futuro, à medida que a digitalização aumenta, a tendência de dispositivos conectados crescem no mesmo ritmo.

Quer mais dicas como essas? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

Deixe um comentário