Psicologia das cores: entenda como aplicar em cada ambiente de sua casa

Psicologia das Cores Imobiliária Habitar
4 minutos para ler

Existem várias maneiras de pensar um ambiente de uma casa: iluminação, mobilha, disposição dos móveis, objetos e a que vamos abordar neste artigo, as cores. De acordo com o livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller, as tonalidades têm efeitos no nosso estado emocional podendo criar atmosferas e trazer muitos sentimentos.

Entender como as cores funcionam é muito importante para pensarmos no lar em que vivemos e como potencializar características para cada uma das atividades desenvolvidas, seja ela trabalho, estudo, descanso, lazer.

Continue a leitura e veja como a aplicação de cores personalizada pode aumentar seu bem-estar, produtividade, conforto, concentração, entre outros.

Amarelo

Energética, vigorosa e capaz de estimular a criatividade e a concentração, o tom quente é ótimo para espaços com pouca luminosidade. Por também promover otimismo e positividade, ela se torna uma boa opção a ambientes de uso comum, como salas de estar, cozinhas, varandas, hall de entrada, e para locais de estudo estudo e trabalho.

O amarelo significa prosperidade e felicidade, e funciona super bem em detalhes ou aplicada de forma que não sobrecarregue visualmente o ambiente.

Azul

Se você quer um local relaxante e tranquilo, esta é a cor certa para usar. Segundo a psicologia das cores, o azul traz as sensações de calma, segurança, positividade, confiança e até aumenta a produtividade. Por isso, ele é indicado para escritórios e salas de estudo.

O azul significa tranquilidade e harmonia. Ele agrega frescor e leveza ao cenário dando uma sensação de amplitude e suavidade ao local.

Branco

Clássico e atemporal, o branco é uma cor coringa muito utilizada. Fácil de combinar com qualquer decoração por proporcionar contrastes com as demais cores, ela remete a paz, pureza, tranquilidade e serenidade.

Para a psicologia das cores, locais pintados de branco traz pensamentos positivos, uma sensação de extensão e ilumina o local aplicado. Por ser neutra e não dispersiva, ela também traz sobriedade e maturidade.

Verde

O símbolo da natureza está atrelado a sensação de aconchego e de segurança emocional. Ele também tem poder calmante, alivia o estresse, e é muito relacionado à saúde e tranquilidade.

Por ser um símbolo da natureza que representa frescor, fertilidade, vitalidade e abundância, ele é mais usado através de plantas, o que contrasta e cai bem em diversos cenários.

Vermelho

Conhecida por ser a cor do amor da paixão, o vermelho causa estimulação, excitação visual, proporciona receptividade e confiança. Devido a sua força singular que estimula o impulso e a agilidade, o vemos mais frequentemente em locais de consumo, como restaurantes e lojas.

Para criar um ambiente radiante e que esbanja energia, aposte no vermelho. Cuidado para não exagerar nessa cor na decoração, pois pode causar um cansaço visual. Ela combina em quartos de casais, salas de TV e áreas externas.

Roxo ou violeta

Essas cores estão ligadas ao místico e ao espiritual. Por remeterem ao bem-estar, calmaria e suavidade, elas geralmente são utilizadas em ambientes de meditação e relaxamento. Na medicina, elas são usadas para tranquilizar pessoas que sofrem de problemas mentais, como a ansiedade e o estresse.

Se utilizadas em excesso, elas podem ter um efeito melancólico, e trazer sentimentos como a saudade e o ciúmes. Relacionadas também à sabedoria, nobreza e conhecimento, estas cores têm um tom muito sofisticado e dão um ar de requinte nas decorações.

Preto

Assim como o branco, o preto é uma cor neutra e facilmente encaixada na decoração. Considerada sofisticada, elegante e imponente, o preto traz sensação de mistério, poder e dá um brilho especial ao ambiente.

O tom no ambiente reforça uma ar de personalidade decidida e segura. Ele é melhor utilizado em ambientes como salas de TV, permite facilmente ser misturado com outras cores em banheiros e cozinha para deixá-los mais elegante, e quando misturado com o tom branco cria um efeito de luz e sombra muito bonito.

Quer mais dicas como essas? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

3 comentários em “Psicologia das cores: entenda como aplicar em cada ambiente de sua casa

Deixe um comentário