Onde morar em Viçosa: veja 5 dicas do que pesquisar!

Blog Habitar Viçosa
13 minutos para ler

Viçosa é um importante município do estado de Minas Gerais, conhecido por atrair pessoas do Brasil inteiro, e até de outros países, por ser uma cidade universitária. Ela abriga a Universidade Federal de Viçosa (UFV), cuja a qualidade do ensino é reconhecida como um das melhores do país. Para quem deseja ingressar nela, ou preparar os filhos para isso, saber onde morar em Viçosa é um dos primeiros passos.

A UFV não é o único atrativo da cidade, pois ela está no ranking das melhores para se viver em Minas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,775, em uma escala que vai de 0 a 1. Além disso, conta com mais 4 instituições de ensino superior ― Univiçosa, FDV (Faculdade de Viçosa), Esuv e Unopar ―, o Coluni (Colégio Universitário, que atende ao Ensino Médio dentro do Campus da UFV) e uma vida noturna badalada.

Seu acervo cultural também é vasto, com destaque para o Museu Casa Arthur Bernardes, Cia de ballet do Núcleo de Arte e Dança, Festival de Jazz e a Paróquia de Santa Rita de Cássia, além das festas tradicionais da cidade como a Nicoloco, ViçosaBeer, Torresmo Cachaça & Viola e Mais louco que o Batman. Motivos para querer morar por lá não faltam, não é mesmo?

Então, confira neste post onde morar em Viçosa e como escolher o imóvel ideal para você!

1. Qual o imóvel ideal para as suas necessidades?

A partir do momento que você tomou a decisão de mudar para a cidade é preciso ter em mente quais características o imóvel precisa ter para atender as suas necessidades e da sua família, se for o caso. Embora a cidade tenha uma boa quantidade de casas, a sua verticalização é um fato, já que está crescendo para atender a comunidade universitária que migra para lá.

Tudo começa na escolha do tipo de imóvel. Por exemplo, se estamos falando de uma família inteira com filhos pequenos, que pretende viver na cidade para prepará-los para a vida acadêmica, uma casa ou apartamento com maior quantidade de cômodos, área de lazer etc., é o mais indicado.

Por outro lado, quando pensamos em um jovem universitário em busca, por exemplo, da formação de uma república de estudantes, um apartamento maior também é o mais recomendado, mas, para aqueles que pretendem morar sozinhos, o ideal é que seja um imóvel menor, que dá menos trabalho para manter.

Existem também os sítios e chácaras, muito procurados, tanto por famílias que se instalam na cidade, quanto pelos estudantes, que buscam uma vida mais em contato com a natureza podendo, inclusive, produzir seus próprios alimentos.

Claro que existem diversos outros contextos além dos dois exemplos citados, mas, essencialmente, o que deve ser analisado é a quantidade de quartos, banheiros e vagas de garagem, além da localização, próximo à universidade, faculdades ou colégios, no caso do estudante, por exemplo.

2. Quais tipos de imóveis disponíveis?

Como já mencionamos, a quantidade de construções verticais vem crescendo para atender à demanda das pessoas que se mudam para a cidade por causa das universidades, por isso, a maior oferta de imóveis disponível é, sem dúvida, de apartamentos , kitnets e lofts para locação.

Porém, se você pensa em investir na região, também há opções como salas comerciais, lojas, casas e, até mesmo, terrenos e lotes para construção, visto que o mercado imobiliário viçosense é muito aquecido, com muitos investidores de outras cidade com o objetivo principal de locação para gerar uma renda extra e contínua.

A escolha do tipo de imóvel ideal para você vai depender dos seus objetivos e necessidades, assim como a decisão sobre onde morar em Viçosa.

3. Quais critérios analisar ao locar um imóvel em Viçosa?

Agora que você já entendeu qual o seu objetivo na locação de um imóvel em Viçosa e, também, já sabe quais características atendem a sua necessidade, está na hora de começar a procurar, certo?

Porém, para isso, é preciso que você estabeleça mais alguns critérios e faça a sua escolha com base nas ações que listaremos nos tópicos seguintes. Acompanhe!

Analise as suas finanças

A locação de um imóvel envolve outros custos além do pagamento do aluguel, por exemplo, a taxa do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), o condomínio, além das contas de consumo, como energia elétrica, água, telefonia e internet. Portanto, é preciso listar todas essas despesas antes de qualquer outra coisa.

Também é preciso considerar outros gastos, como transporte de casa para o trabalho ou faculdade, o custo de vida da região, se o imóvel já está mobiliado ou será necessária a compra de tudo o que é necessário para torná-lo habitável.

Com essa conta em mãos, o próximo passo é verificar se a quantia é compatível com as suas receitas mensais.

Conheça todas as opções

Quanto mais imóveis você visitar, mais parâmetros terá para estabelecer os seus próprios critérios de escolha, por isso, é interessante que você não feche negócio no primeiro imóvel que viu, sem ter conhecido outros antes. Ele até poderá ser a melhor opção, mas você só terá certeza disso vendo quais outras você tem.

Depois de conhecer todos os imóveis disponíveis que se enquadram nas suas necessidades e objetivos, faça um comparativo entre eles considerando, além do preço, os critérios que veremos a seguir.

Estabeleça o local mais adequado

Para escolher onde morar em Viçosa você deve considerar, principalmente, a sua qualidade de vida que será diretamente impactada pelo que o bairro escolhido tem a oferecer. Além disso, se a sua vida envolve a faculdade ou um emprego presencial, a distância entre eles e a sua casa é um dos principais pontos a serem considerados.

Outros fatores, como os estabelecimentos comerciais no entorno, por exemplo, padarias, farmácias, mercadinhos, academias, bancos etc., também influenciarão o seu dia a dia, assim como, os preços praticados por eles na região, que podem ser mais altos em alguns bairros mais elitizados.

Seus hábitos pessoais também sofrerão influência direto do local que escolher para alugar um imóvel em viçosa. Por exemplo, se você gosta de caminhar, correr ou pedalar ao ar para se exercitar, é importante que haja áreas verdes, praças ou parques nas proximidades, onde seja possível realizar essas atividades.

Verifique o estado de conservação do imóvel

Nada mais desagradável que, depois da mudança, descobrir vários probleminhas na sua nova residência. Infiltrações, entupimentos no encanamento, torneiras vazando, válvulas de descarga com defeito, problemas na parte elétrica e, até mesmo, infestação de cupins, são só alguns dos exemplos do que precisa ser verificado ao escolher o local onde morar em Viçosa.

Nem todos esses problemas são visíveis em uma primeira visita, por isso, é importante que, antes de fechar negócio você o veja novamente, de preferência, acompanhado de um profissional capaz de perceber os problemas ocultos.

Caso eles sejam constatados, não significa necessariamente que você não possa fechar negócio, pois uma conversa com a imobiliária ou com o proprietário do bem poderá levar a um acordo para o reparo dos problemas com desconto posterior no aluguel. Nesse caso, não esqueça de considerar o tempo que levarão para serem feitos, se é compatível com o seu prazo para a mudança etc.

Planeje o tempo de contrato

Normalmente, os contratos de locação são feitos por 30 meses, que podem ser renovados automaticamente ao final, assim como geram multas contratuais se rescindidos em menos de 12. Por isso, se você pretende permanecer no imóvel por um tempo inferior a esse, é importante negociar prazos menores, como nos contratos por temporada.

Entenda qual a garantia locatícia exigida

Os contratos de locação de imóveis normalmente exigem uma garantia de que os aluguéis serão pagos e de que o bem será devolvido nas mesmas condições em que foi entregue. Para isso, são utilizados o seguro fiança, o fiador, o depósito caução, título de capitalização, entre outras.

O ideal é que você entenda como funciona cada uma delas e escolha a que seja mais confortável para você. Por exemplo, o fiador pode ser difícil de encontrar, o depósito de caução e o título de capitalização exigem um desembolso maior na assinatura do contrato, porém, são devolvidos ao final dele. O seguro fiança pode ser pago em parcelas mensais, no entanto, não é devolvido e precisa ser renovado anualmente.

4. Quais melhores bairros para morar na cidade?

Viçosa tem bairros incríveis, cada qual com suas particularidades, porém, não há como negar que a cidade gira em torno da Universidade Federal de Viçosa, por isso, quanto mais próximo a ela o bairro estiver, mais valorizado ele é. Conheça, nos tópicos a seguir, os principais deles e veja qual se adapta melhor ao seu perfil.

Centro

O centro da cidade é onde está localizado o tradicional Calçadão Arthur Bernardes, que concentra as principais lojas e o shopping da cidade. Por lá, aos finais de semana, também acontecem feiras de artesanato local, como a da Praça Silviano Brandão. Para quem gosta de agitação, o lugar é perfeito.

O comércio nesse bairro também é vasto, ele conta com hotéis, bancos, supermercados, restaurantes , muitas escolas e o Hospital São Sebastião. Nem é preciso dizer que a vida por lá acontece em torno da universidade e é o mais próximo para quem estuda na UFV.

Por falar em feiras, tem também a da Rua Gomes Barbosa, atrás da Prefeitura, antigo colégio Viçosa, onde é possível saborear os deliciosos pastéis com caldo de cana.

Clélia Bernardes e Fátima

Ainda na região central de Viçosa fica o bairro Clélia Bernardes que leva o nome da 1ª Dama do 12º Presidente do Brasil, Arthur Bernardes e o bairro de Fátima. Estão bem próximos ao Colégio e Pré Vestibular Equipe e abriga diversas repúblicas de estudantes universitários.

Quase se confundindo pois o bairro de Fátima é uma continuação do Clélia Bernardes e ambos possuem academias, supermercados, clubes e também abriga a Igreja Nossa Senhora de Fátima que dá nome ao bairro. No Clélia encontramos mais prédios enquanto o de Fátima mais casas, que são os prediletos aos amantes de animais domésticos.

Ramos e Lourdes

São bairros mais tradicionais onde encontramos maior concentração de “nativos”, expressão carinhosa de como são chamados os que nascem aqui. O comércio é praticamente inexistente e são bairros mais tranquilos e silenciosos de se morar.

Belvedere, Santo Antônio, João Braz e Silvestre

Coladinhos entre si, estes bairros também ficam bem acessíveis para quem precisa ir para UFV , e UNIVIÇOSA diariamente. Estão bem próximos do centro e de todo o comércio e badalação que tem por lá, por isso, são excelentes bairros para quem está em busca de onde morar em Viçosa. Abrigam a maioria dos condomínios residenciais horizontais , casas de festas, clubes e o Colégio Coeducar.

É a entrada principal da cidade, às rodovias estaduais e intermunicipais e à via alternativa que dá acesso direto ao campus da UFV. Concentra a maioria das oficinas mecânicas, agências de veículos , motos e casas de produtos agropecuários , Clínicas médicas e o Hospital São João Batista.

São os bairros que atendem à Univiçosa — Faculdade de Ciência e Tecnologia de Viçosa, ao CENTEV (Centro Tecnológico de Viçosa), ao Corpo de Bombeiros e, embora um pouco mais afastados do centro, ainda apresentam a agitação da vida universitária.

João Mariano , Nova Era, São Sebastião , Maria Eugênia , Bela Vista , Bom Jesus e Sagrada Família

São bairros mais afastados que não são muito procurados pelos estudantes de um modo geral, mas possuem toda estrutura de ensino e comércio. Acesso ao Parque do Cristo.

Santa Clara

Apesar de distante do centro ele é bem procurado para repúblicas por ter características de casas com áreas maiores para formação de repúblicas com suas tradicionais festas “freezer aberto”.

Violeira , Paraíso e Cristais

São comunidades rurais, em franco desenvolvimento e muito procurado por estudantes que querem morar em contato direto com o meio ambiente. Há grande concentração de chacreamentos. loteamentos, a Churrascaria Paraíso Grill, o Pathernon Rural , Espaço Paraíso de Eventos e o famoso Sítio do Adão onde acontece as festas na lama.

Sendo assim, a escolha do bairro ideal depende do seu objetivo na cidade.

5. Por que alugar com imobiliária é mais vantajoso?

Existem diversos detalhes a serem considerados na hora de alugar um imóvel, como você acabou de ler, por isso, contar com o apoio de profissionais qualificados para essa tarefa é fundamental e reduz drasticamente as chances de arrependimento.

Os corretores costumam se especializar em determinadas regiões, por isso, conhecem bem os imóveis e as características de cada lugar, sabendo exatamente quais opções indicar de acordo com o perfil de cada um, desse modo, poupa ao interessado muito tempo e trabalho da busca do local ideal

Além disso, eles têm experiência na intermediação entre proprietários e inquilinos e na confecção dos contratos de locação, o que é muito útil, principalmente, para quem está alugando um imóvel pela primeira vez.

Além disso, dificilmente uma imobiliária oferecerá apartamentos com reparos que precisam ser feitos, pois, normalmente, já orientam o proprietário quanto a isso antes de mesmo de colocar o bem à disposição.

Por isso, quando for procurar onde morar em Viçosa, não deixe de contar com a ajuda de uma imobiliária com boa reputação e muito tempo de atuação no mercado. Pois, desse modo, você garantirá a locação de um bom imóvel, por meio de uma negociação fácil, transparente e segura.

A Habitar Imobiliária Viçosa está atuando a quase 30 anos no mercado imobiliário da região e conta com os melhores corretores em sua equipe, então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

Você também pode gostar

9 comentários em “Onde morar em Viçosa: veja 5 dicas do que pesquisar!

Deixe um comentário