O que fazer em Viçosa: confira nosso guia completíssimo

Blog Habitar Viçosa
12 minutos para ler

Estudar em uma cidade universitária pode ser uma experiência realmente enriquecedora. Trata-se de uma oportunidade de desenvolver características como responsabilidade e independência, já que, para a maioria dos estudantes, essa é a primeira oportunidade de morar longe dos pais, em sua própria casa ou apartamento.

Viçosa, em Minas Gerais, é um exemplo de cidade vocacionada para a educação. Com diversas universidades, o município tem uma estrutura voltada para atender aos interesses e às necessidades dos estudantes.

Neste post, vamos falar sobre o que fazer em Viçosa durante sua temporada de estudos. Trata-se de um grande guia sobre a cidade, com o objetivo de ajudá-lo a fazer a sua experiência como universitário, desde a escolha de sua casa em Viçosa até a sua formatura, ainda mais enriquecedora.

A história de Viçosa

Localizada no interior de Minas Gerais, na chamada Zona da Mata, Viçosa recebeu os primeiros imigrantes portugueses entre 1800 e 1820. Um marco para o desenvolvimento da cidade foi a chegada, em 1885, da ‘estrada de ferro’, com uma linha de trem regular para a região.

Inicialmente afastada da zona urbana do vilarejo, a estação de trem Leopoldina foi transferida para o Centro de Viçosa em 1914, abrindo caminho para a chegada de novos imigrantes, especialmente libaneses e italianos.

A facilidade no acesso também permitiu a cidade ampliar sua rede de serviços públicos, comércio e atividade econômica em geral. Até que, em 1926, por ordem do então presidente da República Arthur Bernardes, o mais ilustre cidadão de Viçosa, foi inaugurada a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, instituição que viria a se tornar, anos mais tarde, a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ao longo dos anos, a UFV foi se desenvolvendo e transformando a cidade em um polo de ensino superior, com a instalação de novas instituições. Hoje, a educação é um dos eixos principais da cidade em diversos aspectos, da economia ao desenvolvimento urbano.

A partir dos anos 2000, novas instituições privadas de ensino se instalaram na cidade. Assim, cada vez mais estudantes passaram a morar em Viçosa. Esse crescimento reforçou a importância dos estudantes para a economia da cidade.

Bares e restaurantes de Viçosa

Para acolher bem aos estudantes que nela vivem, uma cidade universitária deve oferecer uma robusta rede de serviços. Bares e restaurantes de qualidade e com variedade são fundamentais para atender às demandas dos acadêmicos.

Viçosa mantém a tradição das cidades mineiras de contar com pubs e bares para os mais diferentes públicos. O que, considerando que a cidade recebe estudantes de todo o Brasil, é fundamental. Conheça a seguir algumas opções que cidade oferece.

Studebacker

O bar fica localizado no Centro de Viçosa e é uma ótima opção para quem busca um happy hour ou um ambiente moderno para jantar e encontrar os amigos. O cardápio oferece desde hambúrgueres até filés mais elaborados, chopp gelado, drinks e música ao vivo completam os atrativos da casa.

O Studebaker funciona de terças a domingos, abrindo sempre às 18h30.

Chefão BBQ e Drinks

O gosto por churrasco e cerveja que unia os sócios do Chefão BBQ e Drinks foi o que os motivou a abrir a casa, em 2017. No entanto, o cardápio vai além das carnes, servidas em pratos mais elaborados ou em espetinhos. Inclui hambúrgueres, pães especiais e linguiças artesanais, entre outros petiscos.

O Chefão BBQ e Drinks também oferece música ao vivo para embalar os frequentadores e é uma opção para assistir aos jogos do Atlético e do Cruzeiro. A casa fica na Avenida Peter Henry Rolfs, 368.

Japa Nobre

O Japa Nobre é um concorrido restaurante de culinária oriental de Viçosa. Apesar do nome, o cardápio não se limita a cozinha japonesa. Pratos chineses, como o clássico Yakisoba também fazem sucesso.

Além do restaurante localizado na Avenida Peter Henry Rolfs, 169, onde é possível degustar um delicioso chope artesanal, o Japa Nobre também oferece o serviço de delivery.

Takê Bier

Outra opção para quem procura por comida oriental em Viçosa é o Takê Bier. O restaurante fica na Rua José Antônio Rodrigues, 110, no Centro, e tem, entre os destaques de seu cardápio, o rodízio Universitário, com preço especial para estudantes.

O Takê Bier também dispõe de serviço de delivery e funciona de terça-feira a domingo.

Hangiri Sushi Bar

O Hangiri Sushi Bar é bastante procurado por seu rodízio de sushis. A casa promete entregar “o sabor tradicional da cozinha oriental com um toque moderno”. O Restaurante fica na Rua Floriano Peixoto, 52, no centro de Viçosa.

Eventos em Viçosa

A efervescência de cidade universitária característica de Viçosa também fica evidente em uma agenda repleta de eventos, para os mais variados gostos e públicos. Conheça alguns deles:

Semana do Fazendeiro

A Semana do Fazendeiro de Viçosa é um evento de extensão da UFV que este ano completou nada menos que 90 anos de história. A proposta é compartilhar com a comunidade parte do conhecimento produzido na universidade.

Na prática, a Semana do Fazendeiro oferece uma extensa lista de cursos, workshops e atividades culturais que movimentam o campus da universidade. Em 2019, o tema do evento foi “Nove décadas de extensão universitária: história e horizontes”.

Vi-Jazz & Blues Festival

O Vijazz & Blues Festival nasceu em Viçosa para oferecer opções para quem curte música instrumental e se transformou em um dos principais eventos do gênero no Brasil. Em 2013, o festival virou um circuito, com apresentações também em cidades como Ponte Nova, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Araxá, Uberaba.

O evento conta com a participação de atrações locais e internacionais. A programação do Vi-Jazz & Blues Festival, bem como os artistas participantes pode ser conferida no site http://www.vijazz.com.br/ .

Festa dos ex-alunos da UFV

Um dos eventos mais tradicionais de Viçosa é a festa dos ex-alunos da UFV. Em 2019, o evento chega a sua 84ª edição. Realizada sempre no mês de dezembro, o encontro reúne diferentes gerações de estudantes da universidade.

A organização fica sob responsabilidade da Associação de Ex-alunos da UFV, criada em 1935.

Marcha Nico Lopes, Festival da Canção

Antônio Lopes Sobrinho foi um boêmio que virou figura folclórica de Viçosa, com quem os estudantes da UFV simpatizavam. Nos anos de 1920, para homenageá-lo, em 1929, os estudantes organizaram uma marcha. Fantasiados, os acadêmicos faziam críticas políticas e até à própria universidade.

Organizada pelo Diretório Central dos Estudantes, atualmente a Marcha Nico Lopes inclui atividades culturais e oficinas desenvolvidas ao longo de três dias.

Mais Louco que o Batman

O evento se intitula a festa mais louca do Brasil. Trata-se de um grande festival com dois dias de duração. Na edição de 2019, realizada nos dias 26 e 27 de abril, foram 22 atrações diferentes em dois palcos.

O Mais Louco que o Batman é uma das festas mais concorridas pelos universitários de Viçosa e região.

Torresmo, Cachaça e Viola

Concorrendo com a Mais Louco que o Batman, existe a festa Torresmo, Cachaça e Viola, porém mais focado no público sertanejo. O festival de música reúne, todos os anos, os principais artistas do gênero, em uma festa regada a chope e a tradicional cachaça mineira.

Encontro de veículos antigos

Quem curte carros antigos precisa conhecer a Exposição sobre Antigomobilismo de Viçosa, evento realizado anualmente na Praça da Vivência, na UFV. Neste ano, foram expostos mais de 100 veículos, nacionais e estrangeiros, com expositores de 19 cidades mineiras. O evento é promovido pela Associação de Antigomobilismo de Viçosa.

Seara

O Seara é um evento religioso, organizado pela Renovação Carismática Católica, sempre durante o carnaval, em Viçosa. Sua programação inclui shows, orações, pregações, espetáculos de teatro e missas, entre outros.

O evento, realizado no campus da UFV, recebe aproximadamente 10 mil pessoas por ano. A próxima edição acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2020.

Espaço Trigoleve

O Espaço Trigoleve recebe festas de formatura, casamentos a shows musicais e eventos corporativos. A proposta é apresentar uma área requintada de eventos, mas funcional e versátil.

A Trigoleve também é um tradicional serviço de buffet de Viçosa, o que possibilita a entrega de um serviço completo ao evento. Vale a pena ficar atento à sua agenda de shows.

Fazendinha Viçosa

A Fazendinha Viçosa é uma casa de espetáculos que tem feito bastante sucesso em Viçosa, não apenas pelos shows que sedia, mas também pelas festas universitárias.

Feiras Livres

Opção de alimentação saudável para o corpo e para o bolso, as feiras livres são uma tradição na cidade. Um dos destaques é a Feira Noturna de Viçosa, realizada todas às quartas-feiras, na Praça Maestro Hervé Cordovil.

São cerca de 40 pequenos produtores rurais da cidade oferecendo seus produtos. O evento conta ainda com atividades artísticas promovidas pela Secretaria da Cultura de Viçosa.

Atividades esportivas

As rotinas dos milhares de universitários que estudam em Viçosa não é feita apenas de estudos e festas. As atividades esportivas também têm destaque no dia a dia da cidade. Confira algumas das opções que Viçosa oferece para seus atletas.

Corridas de rua

Uma das atividades físicas mais democráticas que existem, as corridas de rua têm seu espaço na rotina de Viçosa. Há uma série de eventos para os aficionados na atividade.

A Corrida de Rua da Faculdade de Viçosa (FDV) é um desses eventos. Em sua sexta edição, realizada em junho de 2019, mais de 400 corredores percorreram as principais vias da cidade. Já a Corrida da Padroeira, em homenagem à Santa Rita de Cássia, ocorre no mês de maio.

A Secretaria de Cultura de Esportes da cidade organiza, todo o ano, a Rústica do Aniversário de Viçosa, em setembro. A cidade também integra os circuitos de corridas e caminhadas do Sesc e da Unimed.

Ciclismo

Para os amantes do pedal, a cidade oferece o Viçosa Bike Run, evento que inclui roteiros de mountain bike e trail run. No primeiro deles, são percorridos 40 quilômetros, em um circuito que, de acordo com os organizadores, é de baixa dificuldade. Já no trail run os participantes percorrem 10 quilômetros de trilhas.

Academias

Para quem prefere a rotina das academias, Viçosa apresenta diversas opções para a prática esportiva, em diferentes modalidades. Seja para musculação, condicionamento físico, artes marciais ou diversas outras atividades, Viçosa apresenta uma ótima rede de academias e profissionais da área.

Rede de ensino

Não é a toa que Viçosa se tornou um polo nacional de ensino superior, uma tradição que começou há mais de 90 anos. Conheça a seguir algumas das instituições públicas e privadas que funcionam na cidade:

UFV

Foi a Universidade Federal de Viçosa (UFV) o embrião do polo universitário em que a cidade se transformou. Criada em 1926 com o nome de Escola Superior de Agricultura e Veterinária, a UFV é uma das mais importantes do Brasil considerando os cursos voltados para o setor agrícola.

Sua qualidade é reconhecida por meio de diferentes rankings universitários, nos quais aparece como destaque. No tradicional levantamento realizado pela Folha de São Paulo, a UFV aparece figura como a 15ª melhor universidade do Brasil.

A UFV também é considerada uma das 10 universidades mais empreendedoras do Brasil e está entre as 100 melhores universidades do mundo em agricultura, segundo o QS World University Rankings

FDV

A Faculdade de Viçosa (FDV) é uma instituição privada criada em 2001, que oferece nove cursos de graduação presenciais e à distância. Atualmente, a universidade dispõe de duas unidades instaladas no Centro de viçosa.

Univiçosa

A Univiçosa oferece 18 cursos de graduação nas áreas de saúde, exatas e humanas, além de opções de pós-graduação. Iniciou suas atividades em 2005, e hoje é uma das maiores universidades privadas da Zona da Mata mineira.

Outras universidades

A consolidação de Viçosa em um polo universitário de Minas Gerais acabou atraindo as principais instituições de ensino do país para a cidade. Assim, é possível encontrar unidades de diversas outras redes de faculdades, como a Rede Pitágoras, Unopar, Unifran, Faculdade Estácio, entre outras.

Ensino de idiomas

Além das universidades, Viçosa também oferece aos estudantes as mais importantes escolas de idiomas do país, garantindo um complemento à formação atualmente indispensável em qualquer área profissional.

Essas são as principais informações que você precisa considerar ao avaliar o que fazer em Viçosa durante a sua temporada na cidade. Com vocação para atender às necessidades dos universitários, Viçosa oferece toda a infraestrutura necessária para que você aproveite ao máximo os +seus estudos.

Gostou da cidade? Então, entre em contato conosco que podemos ajudá-lo a encontrar o imóvel perfeito para sua temporada em Viçosa.

Você também pode gostar

6 comentários em “O que fazer em Viçosa: confira nosso guia completíssimo

Deixe um comentário