Novo em Viçosa? Veja como alugar um bom apartamento

Alugar apartamento Viçosa UFV
8 minutos para ler

Após dois anos de aulas remotas, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou que somente estudantes inscritos em disciplinas práticas de laboratório poderiam retornar ao campus para realização de suas atividade, enquanto as aulas teóricas se mantém virtualmente.

Mas este cenário ainda terá diversos desdobramentos, visto que este assunto ainda está em pauta. Contudo, mesmo nesse clima de incertezas, muitos estudantes voltaram para iniciar o ano letivo, apesar de não ter atividades presenciais.

Com este movimento, a preocupação de encontrar um bom local para morar entrou novamente para a rotina!

Para os veteranos, essa tarefa não será tão difícil, mas sabemos que os novatos ficam perdidos. Morar em república? Alugar um apartamento? Qual a melhor opção?

Se você é novo em Viçosa e possui estes questionamentos na cabeça, você está lendo o artigo certo!

Ao longo do texto, te daremos informações importantes sobre como alugar um bom apartamento na cidade! Vamos lá?

Vantagens de contratar uma imobiliária

Seja para locação ou para compra, uma dúvida comum de quem está procurando imóvel é decidir se fará a negociação direto com o proprietário ou, então, se contará com uma imobiliária para esse fim.

A primeira opção, apesar de parecer sedutora, pode trazer uma série de conflitos nesse processo. Contratos com problemas, imóveis que tenham problemas não notificados pelo proprietário, valores acima dos praticados pelo mercado, entre outros, são questões recorrentes que podem prejudicar você.

Pensando nisso, vamos mostrar 4 vantagens de contratar uma imobiliária em Viçosa.

Conhecimento de mercado

Com certeza a primeira vantagem que podemos citar é o conhecimento de mercado que estes profissionais possuem, além de se ser um grande aliado nesta etapa.

Para conseguir encontrar bons locais por um melhor preço, principalmente quando o mercado está desfavorável para o setor, assistindo suas demandas, uma imobiliária é fundamental nesse processo.

Maior segurança na elaboração do contrato

Outro ponto é que, por estar amparado por um negócio consolidado que normalmente é elaborado por advogados específicos do setor imobiliário, o contrato tende a ser mais seguro, com menos brechas que podem prejudicar a sua experiência com a locação ao longo do tempo.

O setor jurídico desses locais realiza toda a avaliação do contrato, a fim de deixar bem claro para todas as partes os direitos e devere. Eles também analisam toda a documentação apresentada, diminuindo essa burocracia para o cliente.

Vistoria do imóvel

Quando estamos falando de imóveis para locação, é importante ter certeza de que a propriedade está, realmente, em condições de ser habitada e avaliar possíveis necessidades de reformas e reparos. Além de registrar os desgastes do imóvel, para que depois você não seja responsabilizado.

As imobiliárias de confiança trabalham com o serviço de vistoria, mostrando ao cliente as reais condições do local, dispensando a necessidade de que você contrate esse serviço de forma independente.

Intermediação entre locatário e proprietário

Em uma negociação entre o locatário (ou comprador) e proprietário pode ocorrer uma série de divergências que comprometem a relação entre eles, podendo até mesmo inviabilizar o fechamento do contrato.

Diante disso, a imobiliária cumpre um papel importante para conseguir gerar um equilíbrio entre as partes e, com isso, minimizar os atritos. Isso porque o imóvel apresentado para o cliente será sempre aquele que está dentro de seu interesse e de suas condições.

Como alugar um bom apartamento

Por ser uma cidade universitária, Viçosa abriga um grande contingente de estudantes, que nela experimentam uma etapa importante das suas vidas, e por isso, é importante achar um local que se sinta bem para uma jornada de estudo ou trabalho.

Casa, quitinete, sítio, chácara, loft, essas são as opções de hospedagem na cidade mineira. Entre estas, o apartamento costuma ser a escolha mais popular. Porque é possível encontrar unidades com variados tamanhos dependendo principalmente do número de quartos e demais dependências.

Além disso, os apartamentos são considerados mais seguros que as casas e costumam contar com o suporte oferecido pelo condomínio. Cidades universitárias como Viçosa geralmente dispõem de apartamentos projetados para atender às necessidades dos estudantes.

Agora vamos para os paços de como buscar por um imóvel na cidade universitária!

Encontre uma imobiliária de qualidade

Como já mencionado, Viçosa recebe muitos estudantes, que, consequentemente, aquecem o mercado imobiliário local.

Pela quantidade de demandas e oportunidades de negócio, a cidade possui por volta de 40 imobiliárias. São muitas empresas oferecendo o mesmo serviço, mas com uma diferença entre elas: a qualidade dos seus processos que garante mais segurança para o locatário e proprietário.

Entre elas, se destaca a Imobiliária Habitar!

Fundada em 1990, a Habitar se tornou uma das principais, empresas no ramo imobiliário, tendo sido destaque como empresa vencedora no mercado empresarial de 2004, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, além de ser vencedora no Top of Mind Viçosa 2005 e na da 5º Edição do Expressão Viçosa.

A imobiliária conta com profissionais experientes divididos em equipes distintas, como em vendas, atendimento, avaliações e mercadológicos e locação.

Escolha a região

Após encontrar os profissionais capacitados da Imobiliária Habitar, o próximo passo é definir qual é a região da cidade que atende melhor às suas necessidades ou que seja do seu interesse para morar.

Por exemplo, os estudantes da UFV e do Coluni (Colégio Universitário, que fica dentro da UFV), podem optar pelo centro da cidade, ou ainda por bairros como Lourdes, Clélia Bernardes, Fátima e Santo Antônio que têm diversas opções de repúblicas.

Já quem deseja um local mais central, com uma bela vista da cidade, pode optar pelo Belvedere, que fica a 1,5 Km do centro de Viçosa. Ainda, há locais como Ramos (mais residencial) e Liberdade (para quem gosta de estar em locais com natureza próxima), entre outros.

Se você não conhece a cidade e está em dúvida, conte com a equipe Habitar para decidir a melhor localização.

Visite o imóvel

Avalie quais são os principais imóveis da região escolhida que podem ser do seu interesse ou atender às suas necessidades. Nesse processo, é importante contar com uma imobiliária de confiança para que você não tenha surpresas futuras.

Os profissionais vão avaliar as suas principais necessidades e os tipos de apartamentos que podem atender também aos seus sonhos.

Calcule os gastos

Ficou em dúvida entre mais de um imóvel? Ou tem um orçamento mais apertado? É fundamental, então, nesta etapa, calcular os gastos que você terá tanto na mudança quanto com o aluguel e o condomínio nos próximos meses.

Ter esse controle é fundamental para evitar ser surpreendido no futuro com descontrole financeiro e endividamento.

Uma opção é fazer o cálculo antes das visitas. Com isso, você já pode oferecer um norte ao corretor, que mostrará os apartamentos que estão, de fato, dentro do seu orçamento.

Faça a vistoria final

É fundamental fazer uma vistoria antes de fechar o contrato com a imobiliária ou o proprietário. Então, um profissional especializado avaliará a situação do local, verificando se são necessários reparos, a fim de garantir que haja condições para você residir no apartamento.

Caso haja a necessidade de algum reparo estrutural, ele será custeado pelo proprietário. Se houver algum problema, isso vai aparecer antes do fechamento do contrato. Assim, você recebe o apartamento em boas condições.

Formalize o contrato

Escolheu o apartamento que é a sua cara, cabe no bolso e está em uma região favorável para você? Então é hora de formalizar o contrato junto à imobiliária ou, então, com o proprietário – caso escolha esta opção.

Vale ressaltar que muitos aluguéis diretamente com proprietários, geralmente, não há formalização em contrato.

Quando é feito pela imobiliária, ele segue padrões definidos pelo setor jurídico da empresa. Isso minimiza as chances de problemas que possam gerar dor de cabeça para você futuramente.

Receba as chaves

Depois de todos esses passos, é hora de pegar as chaves e aproveitar o momento. Afinal, começar uma vida em um novo apartamento é garantia de ótimas experiências.

E não se esqueça, contar com um profissional confiável vai fazer toda a diferença ao escolher um imóvel para alugar.

Com a ajuda de uma imobiliária, temos a certeza de que escolher imóvel para alugar será muito mais fácil.

Quer ajuda para encontrar os melhores imóveis para locação em Viçosa? Entre em contato conosco!

Vida de estudante
Você também pode gostar

Deixe um comentário