Museu em Viçosa: conheça a casa do ex-presidente Arthur Bernardes

Casa Arthur Bernardes UFV Viçosa
5 minutos para ler

Os museus são espaços de conexão entre o passado e o presente. Como patrimônio cultural da humanidade, eles são responsáveis pela preservação da memória de cidades, países, pessoas, e são reflexo do desenvolvimento e mudanças processados por nossa sociedade, além de reforçarem a construção de identidade de um povo.

Existem diversos tipos de museus em todo o mundo, como os museus históricos, de ciências, de arte, os ecomuseus, as cidades museus, entre outros. Seus acervos permitem que as histórias continuem viva ao manter objetos, roupas, arquitetura e costumes de povos antigos.

Em Viçosa, temos o Museu de Mineralogia Alex Doroffef, que contém um acervo de rochas minerais coletadas ao longo da existência da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Museu Histórico, implantado em uma das casas mais antigas da Universidade que abriga o acervo histórico da instituição com objetos das mais diversas categorias, como equipamentos agrícolas, equipamentos de laboratórios, mobiliários, material farmacêutico, documentos, fotografias, troféus e uma linda pinacoteca com obras de vários artistas; e o museu do cidadão mais famoso da cidade, a Casa Arthur Bernardes.

A casa do ex-presidente da República traz valor histórico e artístico para a cidade mineira e permite que visitamos o passado em uma experiência única. Conheça mais sobre esse patrimônio cultural, sua história e a riqueza de detalhes até hoje preservados.

Quem foi Arthur Bernardes?

Artur Bernardes nasceu em Viçosa-MG, no dia 8 de agosto de 1875 e faleceu em março do ano de 1955. Filho de Antônio da Silva Bernardes e Maria da Silva, o viçosense iniciou seus estudos no Colégio de Caraça, Minas Gerais, e teve uma carreira extensa e impressionante.

Arthur começou sua carreira política como vereador e presidente da Câmara Municipal de Viçosa em 1906. No ano seguinte, se elegeu em Deputado Estadual, e em 1909 em Deputado Federal. Entre os anos 1922 e 1926, o mineiro ocupou a cadeira presidencial exercendo a função de Presidente da República do Brasil. Seu mandato sucedeu o Epitácio Pessoa e antecedeu Washington Luís.

Além da sua carreira na política, o ex-presidente foi Contador, Revisor de jornal, Professor de Latim e Português, Advogado e Diretor de jornal. Ele também fundou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária em Viçosa, que depois se tornou a Universidade Federal de Viçosa.

Sua casa e museu

Localizada na praça Silviano Brandão, 69, Centro de Viçosa-MG, a antiga residência do ex-Presidente da República teve sua construção em 1922 e foi concluída em 1926 com o engenheiro João Carlos Bello Lisboa como responsável da obra. 

A casa foi construída em estilo eclético bastante presente nas construções mineiras até a década de 1930. Ela é uma construção sólida, elegante e bem acabada, de dois pavimentos com varandas e uma imponente escadaria de um lance, com guarda-corpo e balaustrada. Até os dias atuais, a casa têm todas as suas características originais com todos os pertences mobiliários e pessoais de Arthur Bernardes conservados.

Devido sua carreira política, o Dr. Arthur Bernardes habitou essa casa por pouco tempo, pois sua residência foi fixada no Rio de janeiro. No entanto, ele passava breves períodos de férias, quando trazia sua família para descansar e rever os amigos concidadãos. Com muito carinho, a casa em sua cidade natal era considerada seu verdadeiro lar.

Após a inauguração, a Casa Arthur Bernardes tem promovido intensamente eventos artístico-culturais, em forma de palestras, exposições e seminários para estudantes, viçosenses e turistas. O local tem oferecido atendimento a instituições educacionais e culturais, como parte de seu trabalho extensionista, cumprindo a política adotada de eleger aqueles que possam promover o maior intercâmbio cultural entre as comunidades municipais e regionais.

Visitas virtuais

Mesmo neste momento delicado que estamos vivendo com cancelamentos de voos e fechamento de fronteiras, ainda existem maneiras de se manter conectado com a cultura e a arte. Muitos museus em todo o mundo está oferecendo visitas virtuais para que seus corredores não fiquem vazios e que a história e as memórias continuem a ser contadas.

Lugares maravilhosos como o MASP em São Paulo, Louvre em Paris e Metropolitan em Nova York estão com suas portas abertas para visitantes. Assim como esses grandes museus, é possível visitar a casa do Bernardes sem sair de casa.

Em comemoração aos 145 anos de seu nascimento e 94 anos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em parceria com a Diretoria de Comunicação Institucional, produziu um vídeo que nos leva em um tour virtual pela casa mais famosa da cidade.

Aproveite o tempo em casa para passear pelos corredores deste museu cheio de histórias sobre uma personalidade muito importante da cidade de Viçosa. Você já tinha visitado a Casa Arthur Bernardes antes? 

Quer mais dicas como essas? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

2 comentários em “Museu em Viçosa: conheça a casa do ex-presidente Arthur Bernardes

Deixe um comentário