Conheça as melhores faculdades de Minas Gerais

6 minutos para ler

Minas Gerais é o quinto maior estado do Brasil e tem uma grande importância na formação histórica nacional. Além de carregar consigo patrimônios históricos e nacionais e ser o destino para muitos turistas, o estado é o destino para muitos estudantes que buscam as melhores faculdades de Minas Gerais.

As instituições estão espalhadas em todas as regiões do estado e muitos estudantes escolhem as universidades mineiras devido ao seu ensino de qualidade, formação especializada e a tradição de ensino. No total, Minas Gerais sedia 11 instituições de ensino público e superior.

Está terminando o ensino médio e quer saber mais sobre as melhores faculdades de Minas Gerais? Continue lendo este texto e fique por dentro das principais informações de 5 instituições de ensino que estão localizadas neste estado.

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

No Ranking Universitário da Folha, o RUF, de 2019, a UFMG ficou em quarto lugar de todas as instituições nacionais e em primeiro lugar das instituições mineiras. A pesquisa avalia itens relacionados à pesquisa, ensino, internacionalização, mercado e inovação.

Fundada em 1927, a UFMG é uma das universidades mais tradicionais e oferece 77 cursos de graduação, 80 programas de pós-graduação e 750 núcleos de pesquisa, contabilizando um total de 31.609 estudantes. A instituição está dividida entre os campi localizados nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros. Sendo que a sede é a que fica na capital mineira.

Além disso, a instituição manteve a nota máxima, 5, na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UFMG, desde a sua formação, vem exercendo influências nas áreas de economia, política e cultural da região, por meio da formação de profissionais e intelectuais das artes e da ciência.

2. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A UFV está presente nas cidades de Viçosa, Rio Parnaíba e Florestal e oferece 75 cursos, dentre eles de graduação e pós-graduação, e possui um total de 13.613 alunos matriculados. Fundada em 1926, a sede fica na cidade da Zona da Mata e Vertentes, Viçosa, a uma distância de 200 km de Belo Horizonte.

Com base nos dados publicados pela RUF, a instituição está em 15º lugar quando comparadas às demais instituições nacionais e em segundo lugar, de Minas Gerais. Na última avaliação do Inep, a instituição também conquistou a nota máxima.

No seu início, a UFV se destacou no campo de Ciências Agrárias, em especial nos cursos de Agricultura e Medicina Veterinária. Atualmente, instituição também se tornou referência nas áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas.

Como forma de promover a formação completa dos estudantes, a instituição oferece os ensinos médio e técnico, graduação e programas de pós-graduação.

3. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

A instituição está em terceiro lugar no RUF das instituições mineiras e em 25º lugar dentre as universidades nacionais. Com 105 cursos disponíveis, a instituição conquistou a nota 5 na avaliação feita pelo Inep e tem o total de 22.130 estudantes matriculados.

Fundada em 1969, a UFU tem a sua sede na cidade de Uberlândia no Triângulo Mineiro e, ainda, conta com os campi em Ituiutaba e Monte Carmelo. O campus principal da instituição fica à 535 km da capital mineira.

A universidade se tornou o principal centro de referência nas áreas de ciência em tecnologia, da região do Brasil Central, que é composta pelo Triângulo Mineiro, Alto do Paranaíba, parte do norte e noroeste mineiro, sul e sudoeste de Goiás, região norte de São Paulo e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

4. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Esta instituição também, fica localizada na Zona da Mata Mineira. A UFJF está em quarto lugar entre as melhores instituições do estado e é a 26º quando olhando no âmbito nacional.

A sede fica na cidade de Juiz de Fora e conta com um campus na cidade de Governador Valadares. Fundada em 1960, a instituição fica a 270 km de Belo Horizonte e oferece 93 cursos de graduação, 36 cursos de mestrado e 17 de doutorado e possui 21.010 alunos matriculados.

Com relação à nota do Inep, a UFJF conquistou as maiores notas no Enade. A instituição é considerada um polo científico e cultura da região e, ainda possui reconhecimento na esfera nacional e internacional.

5. Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Fundada em 1960, a UFLA fica localizada na cidade de Lavras, que fica a 230 km da capital mineira. Com base no ranking de universidades feito pela Folha de S.Paulo, a instituição é a 28º em grau nacional e a quinta, em comparação às demais instituições de Minas Gerais.

Com base nos dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2018 (Enade), a instituição conquistou as notas mais altas. A UFLA possui campus apenas na cidade de Lavras, na região sul de Minas Gerais, e conta com 35 cursos de graduação e tem 10.904 alunos matriculados.

A instituição foi fundada em 1908, com a Escola Agrícola de Lavras e se tornou universidade em 1994. Influenciada pela sua instituição fundadora, a instituição possui eficiência na área de ensino, pesquisa e extensão em especial na área de Ciências Agrárias, que foca na produção de alimentos, energia renovável, medicamentos, madeira e fibras.

Como forma de continuar se desenvolvendo em outras áreas, como as humanas, exatas e ciências da saúde, novos cursos foram fundados, como Pedagogia, Engenharia Civil, Química, Mecânica e de Materiais e Medicina.

Quando estamos terminando o ensino médio e temos que encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que mais desejamos é conquistar uma vaga em alguma instituição de ensino pública e de qualidade.

Escolher um curso de graduação e uma universidade é uma tarefa difícil, por isso, é preciso ter conhecimento de cada uma para escolher a que mais se encaixa no seu perfil. Além de escolher a cidade e a universidade, é importante escolher um bom apartamento ou casa para morar durante a graduação.

Gostou do nosso texto sobre as melhores faculdades de Minas Gerais? Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar um lugar para morar!

[rock-convert-pdf id=”142″]

Você também pode gostar

Deixe um comentário