Saiba tudo sobre como usar FGTS para aquisição de imóveis!

4 minutos para ler

Adquirir a sua casa própria e sair do aluguel pode ser um dos grandes sonhos da sua vida, não é mesmo? Porém, conseguir realizar uma compra ou um financiamento que caiba no seu bolso pode ser um grande empecilho.

Isso não significa que você deva desistir. Há formas de contornar as dificuldades e conquistar o seu tão desejado sonho! Uma das opções é contar com o FGTS para aquisição de imóveis, uma possibilidade permitida pelo governo federal.

Por isso, vamos mostrar as respostas para as principais dúvidas sobre o tema para ajudar você que deseja morar sozinho em seu imóvel! Boa leitura.

Quais são os pré-requisitos para sacar o FGTS para aquisição de imóveis?

Para poder utilizar o FGTS para aquisição de um imóvel, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, tais como:

  • ter trabalhado, no mínimo, 3 anos com carteira assinada, considerando todos os períodos de trabalho, sejam eles consecutivos ou não, sobre regime de FGTS;
  • não pode ser titular de financiamento imobiliário ativo, concedido sobre o regime do Sistema Financeiro de Habitação, independentemente da localidade;
  • não ser proprietário de outro imóvel, bem como usufruidor, possuidor, cessionário ou usufrutuário, esteja o imóvel concluído ou em construção;
  • o imóvel não pode ser avaliado em valor maior do que R$ 1,5 milhão em todos os estados brasileiros.

Como funciona o saque do FGTS para a amortização de financiamento em andamento?

O FGTS pode ser utilizado também para obter a amortização de um financiamento de imóvel que esteja já em andamento, diminuindo o valor do saldo devedor ao longo do tempo e reduzindo os juros envolvidos no financiamento.

Com isso, é possível diminuir também o valor das parcelas, sendo possível reduzir o valor das prestações em até 80% no período de 12 meses consecutivos, o que pode ser feito anualmente. É uma opção para quem esteja passando por algum aperto financeiro e não tenha condições de pagar o valor da parcela do financiamento.

Como utilizar o FGTS para comprar um imóvel à vista?

Nesse caso, você pode sacar o valor do FGTS, quando possível, para realizar a compra do imóvel à vista. Assim, é preciso seguir alguns passos:

  • consulte o seu atual saldo do fundo de garantia;
  • separe a documentação exigida (carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento, certidão de casamento — caso seja casado —, carteira de identidade e CPF. Também deve levar a certidão de matrícula e cópia do IPTU do imóvel que deseja comprar);
  • solicite o saque em um agente financeiro, que comunicará à Caixa Econômica Federal sobre a solicitação.

O valor pode ser liberado em 5 dias úteis para a realização da compra à vista.

É possível comprar imóveis em qualquer localidade?

A resposta é: não. Para que você possa comprar um imóvel utilizando o FGTS, é preciso que ele esteja localizado na mesma cidade em que você trabalhe ou nos municípios limítrofes (como regiões metropolitanas).

Caso você trabalhe em uma cidade e more em outra, terá que comprovar sua residência há mais de um ano no local onde o imóvel está localizado.

Quem já tem um imóvel pode utilizar o FGTS para adquirir outro?

A resposta é: na maioria dos casos, não. Em alguns casos específicos isso é possível. São eles:

  • se o primeiro imóvel não estiver na mesma cidade em que o proprietário trabalha;
  • se a participação na compra do primeiro imóvel for inferior a 40% do valor total do imóvel;
  • caso a compra tenha sido feita quando a pessoa era solteira ou caso seja casada sob regime de separação total de bens;
  • caso a pessoa seja dona de um terreno no qual não há nenhuma construção nele.

Utilizar o FGTS para aquisição de imóveis pode ser uma boa solução para você que deseja realizar o sonho da casa própria. Para que a compra seja perfeita, é fundamental contar com imobiliárias parceiras, que auxiliarão você em todo o processo para tornar a compra segura e confiável.

Quer comprar seu primeiro imóvel em Viçosa e não sabe por onde começar? Então converse com a gente! Podemos ajudar você nesse processo! Entre em contato e tire suas dúvidas sobre o tema.

Você também pode gostar

Deixe um comentário