Estrutura de Viçosa: veja como é a qualidade de vida na cidade

4 minutos para ler

Além da ótima estrutura de Viçosa, a cidade que se destaca em meio aos demais municípios de Minas Gerais porque oferece várias atrações compatíveis com grandes centros urbanos em virtude do seu alto índice cultural e intelectual, mesmo estando localizada no interior do estado.

Além disso, a diversidade de estudantes, vindos de outros estados e países para cursar o ensino superior, faz com que a cidade se torne atrativa, uma vez que há investimentos na infraestrutura necessária para atender às necessidades de tantas pessoas provindas de diferentes culturas e com hábitos e costumes tão diversificados.

Acredite: a estrutura de Viçosa é capaz de agradar a todos os que chegam à cidade, seja para visitar, seja para ficar. Se você tem alguma dúvida sobre isso, continue lendo este post e saiba como é a vida no lugar. Confira!

População flutuante de estudantes

Viçosa é um centro educacional internacionalmente conhecido. A principal instituição de ensino da região é a Universidade Federal de Viçosa, que oferece cursos de graduação e pós-graduação, porém existem outros estabelecimentos educacionais, como a Univiçosa e a Faculdade de Viçosa, além de instituições de ensino fundamental, médio e técnico, que atraem diversos novos moradores para a cidade. No ensino médio destaca-se o Coluni, que é um colégio universitário dentro do campus da UFV.

Essa população de estudantes, na sua grande maioria, permanece na cidade somente pelo tempo suficiente para sua qualificação acadêmica e depois ganha o mundo em busca de oportunidades profissionais.

Comércio e empresas tecnológicas

A parte industrial e agrária da região não é relevante. O que se destaca é o comércio local, bastante diversificado para atender às necessidades da população diferenciada que vive na cidade. Além disso, surgem cada vez mais empresas de tecnologia, que aproveitam os talentos atraídos pelas instituições de ensino.

Construção civil dinâmica

Essa é uma atividade importante da região, que cresce num ritmo acelerado, impulsionado pela alta demanda de aluguéis de imóveis para serem utilizados como moradias comuns ou repúblicas de estudantes, além de novos estabelecimentos comerciais.

Os condomínios de casas e lotes no entorno da cidade se destacam, além das chácaras e sítios, que são muito procurados, principalmente, pelo público estudantil e famílias que querem criar seus filhos num ambiente mais natural e com uma qualidade de vida diferenciada.

Cultura e religião

A diversidade da população emprestou essa característica à cultura e à religião da cidade, onde se misturam diversas crenças, levando ao ecletismo místico e religioso. Um exemplo da religiosidade do lugar está na importância do Santuário de Santa Rita, padroeira da cidade, construído em 1800 no centro de Viçosa, além do Cristo Redentor no bairro Bela Vista.

Qualidade de vida em Viçosa

Com tantos atributos e diferenciais, além de uma população com nível intelectual e cultural elevado que a torna mais exigente, o município de Viçosa proporciona uma qualidade de vida superior àquela encontrada nas demais cidades do Brasil. Não é à toa que a cidade apresenta um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em torno de 0,8, bastante elevado para uma escala que vai de 0 a 1.

Como vimos ao longo deste post, a estrutura de Viçosa está acima da média quando comparada às demais cidades do estado de Minas Gerais e até mesmo do Brasil. A vida no local gira em torno da educação e pesquisa acadêmica promovidas pelas universidades presentes na cidade, o que eleva também o nível cultural e intelectual da população.

E agora que você já sabe como é a estrutura da cidade, que tal dar uma conferida sobre o que fazer em Viçosa?

Você também pode gostar

4 comentários em “Estrutura de Viçosa: veja como é a qualidade de vida na cidade

Deixe um comentário