4 pré-requisitos básicos para escolher imóvel para alugar

Blog Habitar Viçosa
4 minutos para ler

Está pensando em escolher imóvel para alugar e não sabe por onde começar? É normal ter essa dúvida, pois toda mudança envolve uma série de procedimentos que não podemos deixar para trás, como reunir a documentação, pensar no lugar onde vamos morar e avaliar se o aluguel cabe no orçamento.

Mas há algumas formas de organizar seus pensamentos e fazer com que essa busca se torne mais fácil e, até mesmo, prazerosa. Por isso, neste post, vamos mostrar para você os 4 principais aspectos que devem ser considerados ao escolher um imóvel para alugar. Vamos lá?

1. Considere as suas necessidades e estilo de vida

Como mencionamos, o primeiro passo para escolher o imóvel para alugar é fazer uma boa avaliação de como você pretende viver nele. Aqui, um aspecto bem importante, por exemplo, é a mobilidade. Você usa transporte público? Então, precisa checar se o imóvel fica em um bairro bem servido nesse sentido.

Prefere dirigir até o trabalho ou ao local onde estuda? Veja como é o trânsito na região, se o imóvel fica próximo, se há congestionamentos nos horários de pico, entre outras coisas. Também vale a pena dar uma boa volta pelo bairro e ver o que há no entorno: lojas, padarias, supermercados, farmácias, restaurantes etc.

2. Entenda que tipo de imóvel está procurando

Depois de pensar na localização, é hora de decidir que tipo de imóvel pretende alugar. Dependendo dos seus desejos e necessidades, isso terá influência, até mesmo, no valor da locação. Então, veja se precisará de mais dormitórios, seja porque vai morar com mais pessoas, porque gosta de receber visitantes ou para ter um escritório.

Além disso, vale a pena checar se há garagem e oferta de áreas de lazer para que você possa aproveitar os momentos de descanso. Avalie como é o seu cotidiano e quais são os seus hábitos para que o imóvel escolhido tenha tudo o que você precisa para viver com conforto. Não se esqueça, claro, de verificar as condições da moradia, incluindo:

  • pintura;
  • instalações elétricas e hidráulicas;
  • iluminação e ventilação natural;
  • barulho na vizinhança;
  • iluminação pública.

3. Pense na possibilidade de alugar um apartamento

Muita gente prefere alugar casa, em vez de apartamento, porque acredita que assim terá menos despesas e mais espaço; mas isso pode ser um engano. Em um condomínio, em especial se for mais novo, as áreas de lazer estão cada vez mais valorizadas. E como os custos são divididos entre os moradores, o valor acaba sendo mais baixo do que você imagina!

Além disso, você ganha nos quesitos segurança, possibilidade de viver em bairros menos afastados do centro, praticidade na limpeza e organização. Você também não tem que se preocupar com a contratação de serviços de manutenção.

4. Escolha uma imobiliária de confiança

Por fim, pode ter certeza de que contar com um profissional confiável vai fazer toda a diferença ao escolher um imóvel para alugar. Isso porque os corretores estão preparados para entender todas as necessidades que você avaliou e assim encontrar o lar perfeito para você.

Na Habitar Imobiliária , você vai encontrar a experiência de quem já está no mercado há quase 30 anos, além de contar com atendimento dedicado e transparente. Com a ajuda de uma imobiliária, temos a certeza de que escolher imóvel para alugar será muito mais fácil. Não se esqueça de seguir as 4 recomendações que viu por aqui e comece já a pesquisar a sua próxima moradia!

Quer ajuda para encontrar os melhores imóveis para locação em Viçosa? Entre em contato conosco!

Você também pode gostar

3 comentários em “4 pré-requisitos básicos para escolher imóvel para alugar

Deixe um comentário