Entenda como escolher a iluminação ideal para casa ambiente

Luz para ambientes Imobiliária Habitar UFV Viçosa lâmpada inteligente
4 minutos para ler

O funcionamento do corpo humano, desde os primórdios, é influenciado pela luz, mais especificamente, pelas fases do sol, assim, produção de hormônios e sentimentos estão intimamente relacionados à iluminação.

Por isso, a iluminação dos interiores da nossa casa, assim como as cores e disposição de móveis, impactam significativamente nas nossas sensações.

Quanto mais tempo passamos em casa, mais percebemos a importância de planejar bem o lugar que chamamos de lar, principalmente, após o isolamento social, que deixou bem explícito os efeitos disso diretamente.

Neste artigo, te ajudamos a entender melhor sobre o assunto, mostrando como usar a iluminação do ambiente a seu favor para melhorar sua qualidade de vida.

Continue a leitura!

O impacto das luzes

Cada ambiente pode ser potencializado com a escolha de luz certa. Para se ter uma ideia da pertinência do assunto, há uma vertente da arquitetura denominada “Human Centric Lighting” (iluminação centrada no ser humano) que discute sobre esse assunto. A linha de pesquisa aborda como utilizar a luz certa no tom correto e temperatura ideal ao longo do dia. 

Tais estudos são necessários, pois, o impacto da luz tem sido cada vez mais percebido. Uma pesquisa da Universidade de Londres concluiu, recentemente, que os resultados da má iluminação incluem fadiga ocular, cansaço, dor, o que pode levar à diminuição do desempenho. 

Entretanto, é necessário ter uma medida para evitar armadilhas causadas tanto pela má iluminação quanto pela iluminação excessiva, enquanto uma auxilia o estresse psicológico, a outra pode prejudicar o globo ocular. 

Em contrapartida, caso escolhida com qualidade, uma boa iluminação trará sensações de aconchego, segurança, relaxamento e consequentemente aumentará a produtividade.

A iluminação e o ambiente 

Tendo em vista a importância de escolher a luz adequada para trazer as sensações desejadas para o ambiente, confira algumas dicas de como planejar alguns cômodos de sua casa da melhor forma.

Na iluminação dos jardins e ambientes externos, luminárias menores são a melhor opção. É preciso ter cuidado para que os modelos não tenham foco diretamente nos olhos de quem circula pelo local. 

Nos ambientes em geral, lustres e lâmpadas que consigam iluminar indiretamente, com acabamento opaco ou semitransparente. 

Luzes e suas sensações

Ainda sobre iluminação, as cores das lâmpadas são de suma importância na sensação transmitida por local. Isso porque, cada uma desperta nossos sentidos de forma diferenciada, confira algumas dicas a seguir!

Cores brancas

Geralmente, as luzes brancas são utilizadas em locais de trabalho e espaços grandes por iluminarem melhor. Por isso são comuns em comércios, como supermercados, e em ambientes como cozinha e banheiros.

Fora isso, esta é uma ótima escolha para o ambiente de estudos ou trabalho, pois seu tom é estimulante e ajuda na concentração e produtividade.

Cores amarelas

Essas luzes estão atreladas ao aconchego, tranquilidade. Por essa razão, podem ser usadas em salas ou quartos. Também é comum sua utilização em consultórios médicos para deixar o clima mais confortável e receptivo.

Além disso, a luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente. Por não alterar as cores dos produtos, esse tipo é o mais indicado para locais comerciais.

Luzes escuras

As luzes escuras são o coringa da questão, isso porque, podem trazer sensação de desconexão e solidão, além de absorverem as outras ao redor, podendo fazer o clima ficar um pouco mais pesado.

Dessa forma, ao planejar a iluminação de sua casa, escritório, ou comércio, não deixe de se atentar à importância de um bom planejamento de luzes, pois elas irão impactar diretamente sua rotina, sensações e produtividade durante o dia.

Lâmpadas inteligentes

Além destas, existem diversas outras cores legais que você pode testar. Mas calma, não é necessário comprar uma lâmpada de cada cor. No artigo sobre as smart home, ou casa inteligente, falamos sobre as lâmpadas inteligentes.

As lâmpadas inteligentes são conectadas via wi-fi, e por aplicativo próprio, e é possível controlá-las, agendar horários para ligar e desligar. Além disso, elas possuem cores diversas e você consegue controlar a intensidade do brilho e a tonalidade pelo celular ou comando de voz.

Acesse também nosso post sobre psicologia das cores e sobre as melhores tintas para sua casa. Potencialize seu ambiente!

Quer mais dicas como essas? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

Deixe um comentário