Enem 2022: entenda quais foram as mudanças do Sisu e Prouni

Enem 2022 Sisu Prouni UFV
4 minutos para ler

Recentemente, o Sisu e o Prouni – programas de seleção para ingresso no ensino superior – sofreram mudanças significativas. Entre os prós e contras, os estudantes que fizeram Enem 2022, ou farão nos próximos anos, precisam entender todos os detalhes.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a atual principal porta de entrada para as faculdades. Por meio dos acertos, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), classifica os candidatos para vagas em universidades públicas (municipais, federais, e estaduais).

Assim como o Sisu, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um sistema que utiliza a nota no exame para conceder bolsas de 100% e 50% para estudos em universidades particulares.

Todos os estudantes que desejam ter acesso ao ensino superior, utilizam estas ferramentas, por isso, ficar por dentro do seu funcionamento é crucial para não perder uma vaga sonhada.

Neste artigo, apresentaremos as atuais mudanças no Sisu e no Prouni para os estudantes podem se prepararem para as seleções que ocorrerão em 2022.

Mudanças no Sisu

O Sisu disponibiliza em uma única plataforma todos os cursos disponíveis, na qual os estudantes possuem duas opções de escolha.

A primeira e segunda opção, é, principalmente, para que o estudante tenha duas chances de conseguir uma vaga.

Em 2021, os estudantes podiam estar na lista de seleção das duas opções e ser até classificado em ambas. No caso de dupla aprovação, o estudante só podia ser matriculado na primeira, mas sua nota continuava ocupando uma vaga na segunda lista.

Desta forma, acabava retirando oportunidade para outros, que muitas vezes, nem conseguiam ser selecionados.

A partir de agora, o estudante que já estiver classificado na primeira opção não entrará na lista da segunda, e somente aparecerá que a sua nota está suficiente, como era antes.

Dessa forma, é possível ter noção que você poderia ter uma vaga, mas não mostra sua colocação, deixando o espaço livre para pessoa que de fato poderá fazer matrícula.

Se o estudante não estiver classificado em nenhuma das listas, sua colocação aparecerá nas duas, e dessa forma, é possível saber suas chances de entrar no curso desejado.

Em resumo, a mudança é positiva, pois não mais terão pessoas ocupando duas vagas.

Mudanças no Prouni

Como o Sisu, o Prouni seleciona estudantes para universidades da rede privada. No entanto, para isso, o programa leva em consideração alguns critérios para concessão de bolsas.

A princípio, os únicos que podiam ocupar as vagas eram alunos que fizeram ensino médio em escola pública, e bolsistas de escolas particulares. Além destes, estudantes com deficiência e professores do ensino público.

As bolsas são distribuídas de acordo com as notas e números de vagas para 100% e 50%.

Para o ano de 2022, não somente as pessoas mencionadas acima poderão fazer parte da seleção. Agora, alunos da rede privada, independente ou não de ser bolsista, poderão se candidatar às vagas de bolsas nas universidades particulares.

Assim, aumentará a concorrência, pois o leque de pessoas elegíveis foi expandido.

Por fim

Estas foram as principais mudanças que ocorreram nos sistemas de seleção. Fique atento, porque estes estão passíveis de outras alterações.

Sendo assim, pense estrategicamente no Sisu, para você garantir uma vaga em uma das duas opções. Veja a cota do curso que deseja, e se planeje.

Para o Prouni, da mesma forma.

O Enem também passará ´´por mudanças, mas este é assunto para outro artigo!

Leia mais sobre esse e outros assuntos no nosso Site e siga-nos no FacebookInstagram e YouTube.

Você também pode gostar

Um comentário em “Enem 2022: entenda quais foram as mudanças do Sisu e Prouni

Deixe um comentário