Donas de casa ou donas da casa? Entenda como a Liderança Feminina transforma a sociedade

Liderança Feminina Imobiliária Habitar
4 minutos para ler

Que mulheres são as chefes da família, em sua grande maioria, todos nós sabemos. E essa independência financeira que muitas mulheres tiveram que alcançar, seja por necessidade ou por vontade própria, fez com que elas se destacassem no mercado imobiliário nos últimos anos, e com isso a expressão “Dona de casa” ganha um outro sentido.

Anos atrás, a participação da mulher na compra de imóveis era decisiva, elas que escolhiam e analisavam a casa de forma mais crítica, porém quem pagava era o homem.

Hoje podemos ver que essa realidade é bem diferente, muitas mulheres perceberam que não precisam de estar em um casamento, ou de depender de alguém para comprar uma casa para viver sozinha ou com a família. E para que isso continue crescendo cada vez mais, a sociedade precisa de tomar atitudes que incentivem a liderança entre as mulheres das mais variadas idades, como é o caso do projeto Mulheres do Imobiliário.

O que é a Liderança Feminina e porque ela é tão importante assim?

Quando falamos de liderança feminina, falamos da autonomia da mulher em todas as áreas que ela está inserida ou não na sociedade. O caminho de luta que todas elas percorreram até aqui, foi muito longo e hoje percebemos muitas transformações já feitas, mas ainda temos muita luta pela frente. No âmbito empresarial, vemos uma grande diferença entre homens e mulheres em cargos de liderança.

Segundo um levantamento do LinkedIn, apenas 25% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e percebemos que isso é uma coisa estrutural da sociedade, em que as mulheres são menosprezadas e desacreditadas diariamente em relação ao seu poder na sociedade. E isso nos leva a discutir a liderança no âmbito pessoal.

A escolha de ter filhos ou não, a escolha da sua profissão, a independência financeira, a escolha de ficar em casa cuidando dos filhos, e várias outras coisas, são pautas que levantamos quando falamos da liderança feminina. Por isso devemos incentivar a liderança desde cedo e em cada vez mais mulheres, para que assim elas sejam líderes de si e de todos os espaços que ocupam!

Projeto ContaMina: caminhos para a transformação social

Em Viçosa, nós temos o ContaMina que é um projeto da extensão da UFV, existente desde 2018, que tem como missão: conectar, desenvolver e empoderar mulheres, para serem líderes de si e dos espaços que ocupam. O projeto é formado por mulheres que tenham vínculo com a UFV e promove várias atividades que visam incentivar a liderança feminina na nossa sociedade.

Atualmente, o ContaMina trabalha com a população viçosense e da região por meio de eventos gratuitos que acontecem todo mês de forma online devido à pandemia e são divulgados pelo instagram, e de projetos com um público mais específico, são eles:

Mulher de negócios

É um minicurso para mulheres empreendedoras e microempreendedoras da região, que tem o objetivo de ensinar vários assuntos que envolvem uma empresa hoje em dia. Atualmente o projeto irá ocorrer de forma online.

Lidere Como uma Garota

Este projeto tem como objetivo incentivar a liderança em meninas do ensino médio das escolas públicas de Viçosa, abordando temas como auto aceitação, diversidade, organização dos estudos, etc. Como depende do funcionamento das escolas, o projeto está parado atualmente.

Lá Vem Elas

É um curso completo de liderança, disponível no canal do YouTube do ContaMina. Qualquer pessoa pode assistir aos vídeos, e no final obter o seu certificado.

ContaMinando Sua Estante

O mais novo projeto desenvolvido por elas, consiste em um clube do livro, em que os participantes irão discutir sobre um livro por mês, e estes livros tem como tema o feminismo, a maternidade e outras pautas da luta feminina.

Além disso, o ContaMina aborda em sua página do instagram @contaminaufv vários temas atuais que envolvem a luta das mulheres, com um olhar crítico sobre a situação.


Texto autoral do projeto ContaMina – Liderança Feminina em parceria com a Imobiliária Habitar. Sigam a página do projeto e vamos continuar na luta pela transformação social.

Quer mais dicas como essas? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas publicações!

Vida de estudante
Você também pode gostar

2 comentários em “Donas de casa ou donas da casa? Entenda como a Liderança Feminina transforma a sociedade

  1. Como futura ingressante em Engenharia de Computação percebo quantas dificuldades irão surgir, mas matérias como esta me dão impulso para ter força e persistência. Unidas somos mais fortes.

Deixe um comentário