Dividir apartamento ou morar sozinho: qual a melhor opção pra mim?

Blog Habitar Viçosa
3 minutos para ler

Sair de casa nem sempre é uma empreitada fácil. Ser o único responsável por tudo o que acontece em um imóvel pode ser uma experiência complicada e, muitas vezes, a questão financeira é o maior entrave. Em outros casos, a falta de uma companhia no dia a dia é o que preocupa.

Essa é a hora que a maioria das pessoas se pergunta qual é o melhor caminho: dividir apartamento ou morar sozinho. Para se decidir sobre qual a decisão correta é preciso avaliar uma série de fatores. Vamos listar alguns deles neste post. Confira!

Por que dividir apartamento é uma boa opção

Economia

Mesmo um apartamento pequeno gera uma série de gastos, que podem comprometer uma parte importante do orçamento, especialmente dos estudantes. Rachar as despesas é um dos grandes benefícios de se dividir o imóvel.

Além do aluguel você terá taxas como luz, água, supermercado, internet e outras que podem ser mais bem gerenciadas por duas ou mais pessoas.

Socialização

Especialmente para quem está acostumado a viver sempre com bastante gente, como nas famílias grandes, morar sozinho pode ser um tanto desanimador. Sempre é interessante ter alguém para conversar, para almoçar junto ou simplesmente ajudar quando aparecer algum problema.

Morar junto de alguém pode fazer surgir um laço de amizade bastante importante, especialmente para quem passará por uma jornada de alguns anos de estudo em outra cidade.

Por que morar sozinho é uma boa opção

Privacidade

Nem todo mundo fica à vontade dividindo sua rotina com outras pessoas. Para muita gente, uma relação desse tipo depende de uma afinidade especial, que nem sempre se encontra em um colega que divide o apartamento durante o período da faculdade.

Morando sozinho você terá total liberdade em sua casa, sem ter preocupação com ninguém com rotina diferente da sua.

Autonomia

Você gosta de acordar cedo sem se preocupar se o barulho incomoda alguém? Ou prefere passar as madrugadas em claro, com luz acesa e TV ligada?

Seja qual for a sua rotina, caso não abra mão de algumas coisas que podem incomodar um colega de apartamento, o melhor mesmo é morar sozinho. Se você não está disposto a ceder às necessidades de outra pessoa, talvez seja melhor ter seu próprio apartamento.

Regras próprias

Quem mora sozinho é o único responsável por tudo o que acontece no apartamento. Ele decide por conta própria a decoração, a rotina da casa, o pacote de internet ou de TV a cabo, enfim, tudo tem o seu jeito.

Sem alguém para dividir a casa, não é preciso negociar nada do que acontece no apartamento, o que, para muitos, é uma grande vantagem.

Estes são aspectos que você deve avaliar antes de se decidir entre dividir apartamento ou morar sozinho. Tenha em mente que, seja qual for a sua escolha, essa será uma experiência nova em sua vida. Porém, caso não funcione, sempre é possível mudar.

Que tal agora que você já sabe como escolher entre dividir apartamento ou morar sozinho começar a procura por imóveis em Viçosa? Então, entre em contato conosco!.

Você também pode gostar

4 comentários em “ Dividir apartamento ou morar sozinho: qual a melhor opção pra mim?

Deixe um comentário