4 dicas de decoração para apartamento alugado

Blog Habitar Viçosa
4 minutos para ler

Transformar os ambientes de uma residência com os nossos elementos favoritos é uma ótima estratégia para morar bem. Mas e quando o imóvel pertence a outra pessoa? Será que é possível fazer a locação e, depois, deixar tudo com um visual próximo do desejado?

É para ajudar você nesse desafio que elaboramos um artigo com dicas de decoração para apartamento alugado. Os tópicos incluem soluções simples e que podem ser facilmente aplicadas em seu lar temporário. Então, prossiga com a leitura e se inspire!

A importância de decorar o local de moradia

Todo mundo quer ter um refúgio agradável para descansar, relaxar e se divertir. Após um dia de trabalho, uma viagem longa ou uma rotina cheia de estudos, nosso cantinho mais desejado passa a ser a própria residência. Isso explica por que a sensação de voltar ao doce lar tem tanto valor.

A decoração é um recurso que contribui muito para a obtenção de ambientes confortáveis, funcionais e visualmente atrativos. Por conta disso, deve ser pensada com carinho para que enfeite os cômodos e possa atender às necessidades de quem habita o apartamento.

4 dicas de decoração para apartamento alugado

Se você fez a locação de um imóvel e percebeu que a composição dos espaços não tem nada a ver com o seu estilo, vale a pena realizar algumas adaptações. A seguir, listamos exemplos de truques que podem facilitar o alcance desse objetivo.

1. Caprichar nos tapetes e cortinas

Um grande tapete ou um conjunto de passadeiras sobrepostas consegue dar uma nova cara à sala ou quarto. A vantagem é que, além de adicionarem cores e texturas, essas peças podem cobrir possíveis defeitos presentes nos pisos.

Outra opção é substituir os modelos das cortinas por versões mais atuais ou que sigam um estilo de sua preferência. Assim, basta manter as peças novas nas cortinas até o dia em que você resolver se mudar.

2. Distribuir luminárias diferentes

A iluminação é um elemento imprescindível na decoração e pode criar atmosferas distintas. Então, uma boa forma de brincar com seus efeitos ou obter claridade homogênea é incrementar as lâmpadas centrais com outras fontes de luz.

Você consegue posicionar abajures, por exemplo, sobre diferentes superfícies: tampos de mesa, aparadores, criados-mudos, banquinhos de madeira etc. Algumas luminárias, inclusive, funcionam à pilha, o que evita a necessidade de usar tomadas e extensões.

3. Instalar quadros e suportes para plantas

Alguns pregos são suficientes para transformar as paredes em painéis repletos de quadros, fotografias e pôsteres. Você também pode usá-los para pendurar suportes que abriguem plantas, compondo uma espécie de jardim vertical.

Os buracos são fáceis de corrigir com um pouco de massa corrida. Porém, se no contrato feito com a imobiliária houver a proibição de furos, o melhor é conversar com o proprietário ou apostar em alternativas.

Os ganchos adesivos são ótimos substitutos aos pregos e parafusos porque não danificam as paredes. Com eles, é possível expor uma série de objetos que contem um pouco da sua história, que transmitam seus gostos ou tenham valor sentimental.

4. Investir em revestimentos de fácil remoção

Outra dica legal para acrescentar um toque pessoal ao imóvel é buscar materiais que possam ser colados sobre os acabamentos existentes. Produtos de fácil remoção, como os adesivos e papéis de parede, são bons exemplos e têm como vantagem a variedade de modelos.

Já as fitas coloridas (washi tapes) podem ser usadas para compor linhas (horizontais, verticais ou diagonais), desenhos e frases sobre superfícies. Também há opções de adesivos que simulam pastilhas e azulejos para você cobrir os revestimentos antigos.

Perceba que soluções não faltam para repaginar um imóvel e fazer com que sua aparência reflita o seu estilo de vida. A partir de agora, sugerimos que você reflita sobre as dicas de decoração para apartamento alugado e defina quais merecem ser colocadas em prática.

Ah, e se o objetivo é ler mais conteúdos como este, aproveite para seguir a gente nas redes sociais. Temos perfil no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Você também pode gostar

2 comentários em “4 dicas de decoração para apartamento alugado

Deixe um comentário