Confira 4 melhores dicas de como organizar mudança residencial

Blog Habitar Viçosa
4 minutos para ler

Mudar de casa é uma tarefa que pode gerar muito trabalho e estresse se não for bem planejada. Então, para fazer esse planejamento e evitar qualquer problema, você pode conferir algumas dicas de como organizar mudança.

Saber que o dia da mudança está chegando e não conseguir guardar as coisas a tempo pode criar um pouco de ansiedade. Mas, para fazer tudo com tranquilidade, preparamos uma lista com 4 tópicos que vão ajudar você a se organizar. Confira!

1. Faça o planejamento da mudança

Antes de sair guardando tudo e pegar as suas caixas rumo à casa nova, você deve pensar no que é preciso ser feito antes de partir. Organize uma lista com tudo o que você não pode esquecer, como:

  • conseguir caixas;
  • separar o que será jogado fora;
  • embalar os objetos que podem quebrar;
  • guardar as coisas nas caixas;
  • transferir suas contas de internet, luz, água e telefone para a casa nova;
  • desligar os serviços na casa antiga.

Para começar a guardar os objetos, comece pelas coisas que não vão fazer falta antes de mudar, como algumas peças de roupas e alguns itens de cozinha. Também é interessante estabelecer a meta de desmontar um ambiente da residência por dia, o que dá mais agilidade ao processo de mudança e evita que pequenos itens fiquem para trás.

2. Jogue fora tudo que não tiver utilidade

Com o passar dos anos, não nos damos conta de todas as coisas que acumulamos, seja em nossa casa ou apartamento. Por isso, quando temos que mudar, acabamos tomando um susto com a quantidade de objetos que temos.

Essa é a hora ideal para desapegar daquilo que não nos interessa mais! Aproveite que você já tem que mexer em tudo e separe o que você não precisa para poder jogar fora ou doar. O que ficou esquecido dentro do seu armário, com certeza, terá o mesmo fim no novo lar.

3. Faça um inventário dos objetos

Depois de separar tudo que vai para a casa nova, é hora de encaixotar. Para organizar essa etapa, você pode colocar números nas caixas e, em uma folha de papel, fazer a relação de quais objetos estão em cada lugar.

Outra dica é guardar os objetos que pertencem a cada ambiente da residência juntos e em uma mesma caixa. Isso vai facilitar na hora de encontrar os objetos para organizar a casa nova após a mudança.

4. Tire foto dos cabos de conexão

Antes de guardar os aparelhos eletrônicos, como televisão ou modem, tire foto dos cabos ou marque-os com etiquetas de cores diferentes.

Essa dica parece pouco importante, mas você vai se agradecer quando chegar no novo lar e não ter que fazer teste atrás de teste para saber onde cada cabo vai entrar. Isso evita que você perca tempo!

Vale ressaltar que, antes de entregar a casa, é fundamental que você peça o desligamento ou transferência de alguns serviços. Você deve solicitar a transferência de internet, telefone e assinatura de revistas ou jornais e pedir a troca de titularidade de contas de água, luz e gás, por exemplo. Isso pode levar algum tempo, por isso faça com antecedência.

Deu para perceber que a mudança deve começar alguns dias antes de ela realmente acontecer e precisa ser planejada para evitar qualquer estresse. E depois de ler as dicas de como organizar mudança, você já sabe como fazer esse planejamento!

Quer saber como deixar a casa nova mais parecida com você? Leia nosso artigo sobre decoração em apartamento alugado!

Você também pode gostar

3 comentários em “Confira 4 melhores dicas de como organizar mudança residencial

Deixe um comentário