Como montar um local para estudar em 5 passos

4 minutos para ler

Uma necessidade comum dos estudantes de faculdades é ser capaz de criar mecanismos para fazer seus estudos renderem. São muitas horas por dia, com temas diversos a serem estudados, e apreender todas essas informações é fundamental para conseguir melhores resultados para aprimorar a formação profissional. Um primeiro passo importante é, portanto, saber como montar um local para estudar.

É fundamental que o local seja capaz de aumentar a sua concentração e produtividade, bem como tornar esse processo mais confortável para você. Selecionamos as principais dicas para que isso aconteça. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

1. Escolha um local devidamente iluminado

A iluminação é fundamental para você ter mais conforto enquanto estuda. Durante o dia você pode nem perceber o quanto isso afeta, mas depois de horas estudando, você pode sentir a vista cansada e até mesmo dor de cabeça.

Escolha um local com incidência solar durante o dia ou conte com luminárias próximas à sua mesa de estudos para evitar que a falta de iluminação prejudique o seu rendimento.

2. Utilize cadeiras confortáveis

A cadeira deve ser confortável tanto para que você possa sentar por longas horas quanto para manter uma boa ergonomia, sem afetar seus ombros, suas costas e seus joelhos, principalmente. Proporções erradas entre a cadeira, o seu corpo e a mesa podem levar a dores e lesões.

Algumas dicas importantes são:

  • você precisa ser capaz de manter os pés no chão, completamente apoiados no solo;
  • estude em uma cadeira com encosto, de preferência, regulável para a sua altura;
  • a cadeira deve permitir que a sua coluna fique ereta e que o tronco forme um ângulo de 90° com suas pernas;
  • é importante que você conte com uma cadeira com encosto para braços, para aliviar pressão na região das escápulas;
  • a cadeira deve ser, de preferência, acolchoada, para oferecer mais conforto às suas costas;
  • se for possível, escolha cadeiras reguláveis, para adequá-las ao seu conforto.

3. Escolha uma mesa com a proporção adequada

A mesa também precisa ser adequada para permitir que você tenha espaço para estudar e as ferramentas necessárias para isso. É preciso, por exemplo, que a mesa suporte o seu notebook ou computador e um caderno, canetas para anotações, livros, entre outros.

A recomendação é que ela tenha pelo menos 90cm de largura de 50cm de profundidade, para que você possa movimentar o seu material de estudo.

Definir a altura também é importante, de forma a manter a postura correta e não forçar os seus ombros durante as atividades. O tamanho das mesas costuma variar entre 54cm e 74cm. Opte pelo modelo que mais se adapta à sua estatura. Uma opção é testar a altura quando for escolher o seu móvel.

4. Opte por um ambiente propício para estudar

Um ponto fundamental para um bom ambiente para estudar é escolher o local certo para isso. Isso pode influenciar consideravelmente nos seus rendimentos. Imagine, por exemplo, tentar estudar em uma sala na qual outros colegas com quem você divide apartamento estão boa parte do dia jogando, assistindo TV ou fazendo outras atividades que podem gerar barulho e impedir você de se concentrar em suas atividades.

Escolha locais mais tranquilos, com menor fluxo de pessoas e com menos som ambiente. Ainda, caso seja possível, é bom evitar estudar no quarto para não afetar o seu sono.

5. Inspire-se em outros locais para estudar

Além de funcional, o seu ambiente para estudos deve ser agradável, para que você esteja confortável durante todo o tempo. Lembre-se que você passará muitas horas do seu dia no local, e não é possível fazer isso sem estar à vontade no ambiente.

Uma forma para criar um espaço com a sua cara é buscar inspiração em ambientes de estudos de outras pessoas. Sites como o Pinterest e perfis específicos no Instagram podem ajudar você a encontrar dicas de decoração imperdíveis.

Agora que você sabe como montar local para estudar, é hora de colocar essas dicas em prática e aproveitar para melhor os seus conhecimentos com mais conforto. Preze pela tranquilidade, pela ergonomia e opte por espaços amplos e arejados sempre que possível.

Quer mais dicas como essas? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

3 comentários em “Como montar um local para estudar em 5 passos

Deixe um comentário