4 dicas incríveis de como economizar na faculdade

Blog Habitar Viçosa
3 minutos para ler

No que se refere às finanças, dedicar-se exclusivamente aos estudos costuma exigir uma série de sacrifícios. Manter o foco na sua formação exige investimentos em itens como livros, eventos, alimentação etc. Por isso, é importante ter planejamento.

Com o tempo, os estudantes acabam aprendendo a organizar seus gastos para aproveitar melhor tudo o que a universidade pode oferecer. Mas, para ajudar você nessa adaptação, preparamos este post com 4 dicas sobre como economizar na faculdade. Confira com atenção!

1. Faça um planejamento de gastos

Sem organização, é muito fácil ter problemas com as suas finanças. Por isso, ter um planejamento é uma medida essencial para controlar melhor os seus gastos. Uma planilha mensal já é uma boa ferramenta.

Coloque, lado a lado, o quanto você dispõe de dinheiro e quanto gasta durante o mês. Seja detalhista com as despesas, incluindo até os gastos menores, como o sorvete do final de semana. Assim, você terá uma bom panorama sobre os itens que precisa cortar para não ficar no vermelho.

2. Controle as despesas com alimentação

Se tem uma despesa da qual não se pode escapar, esta é a alimentação. Sem uma alimentação adequada, você fica sem ânimo e não consegue se concentrar nos estudos. Pode até ficar doente. Mas, isso também não significa que não seja possível otimizar seus gastos com comida.

Primeiramente, considere comer no restaurante universitário; o custo é quase simbólico para os estudantes. Também, tenha atenção com os lanches ao longo do dia. Regule os horários para se alimentar melhor e não precisar sempre beliscar algo. Além disso, opte por levar lanches de casa, o que é bem mais barato do que apelar para a cantina.

3. Aproveite a carteirinha de estudante

Esta é uma regra básica para qualquer estudante. A sua carteirinha de estudante é uma ferramenta essencial para ajudar a organizar sua rotina e aproveitar melhor o seu dinheiro. Ela pode garantir uma série de benefícios e descontos.

A carteira de estudante é uma grande aliada, por exemplo, nos seus momentos de lazer. Ela permite que obtenha descontos em eventos e no cinema. Isso também é importante, pois a sua vida não pode ser feito só de estudos! Um pouco de diversão é essencial para recarregar as energias.

4. Busque alternativas de transporte

Os deslocamentos do dia a dia também podem pesar nas suas finanças. Logo, este também é um item para o qual se deve buscar soluções. A primeira é aproveitar os subsídios para estudantes, que geralmente têm descontos nas tarifas de ônibus.

Além disso, vale a pena se juntar aos colegas e buscar opções como caronas solidárias, de forma a dividir as despesas de transporte. Além de economizar, você garante uma boa companhia para ir e voltar da faculdade.

Estas são algumas dicas de como economizar na faculdade. Provavelmente, você vai encontrar outras despesas que pode reduzir ou eliminar sem prejudicar sua rotina universitária. Dessa forma, conseguirá aproveitar melhor a sua vida em Viçosa sem comprometer o seu bolso.

Gostou das nossas sugestões? Então, que tal compartilhar este post com os seus colegas em suas redes sociais?

[rock-convert-cta id=”87″]

Você também pode gostar

4 comentários em “4 dicas incríveis de como economizar na faculdade

Deixe um comentário