Passo a passo: veja agora como alugar um apartamento em Viçosa

4 minutos para ler

Mudar de casa e tornar-se independente é um processo novo, cheio de desafios a serem superados. Por isso, é importante garantir que não ocorram erros e que você lide com o processo com a segurança necessária para fazer uma mudança tranquila.

Para você que ainda não conhece o processo de locar um imóvel, pode bater uma ansiedade nessa hora, não é mesmo? Mas relaxe e aproveite o momento. Vamos mostrar a seguir um passo a passo sobre como alugar um apartamento em Viçosa. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

Escolha a região

Um primeiro passo é definir qual é a região da cidade que atende melhor às suas necessidades ou que seja do seu interesse para morar.

Por exemplo, os estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Coluni (Colégio Universitário, que fica dentro da UFV), podem optar pelo centro da cidade, ou ainda por bairros como Lourdes, Clélia Bernardes, Fátima e Santo Antônio que têm diversas opções de repúblicas.

Já quem deseja um local mais central, com uma bela vista da cidade, pode optar pelo Belvedere, que fica a 1,5 Km do centro de Viçosa. Ainda, há locais como Ramos (mais residencial) e Liberdade (para quem gosta de estar em locais com natureza próxima), entre outros.

Visite o imóvel

Avalie quais são os principais imóveis da região escolhida que podem ser do seu interesse ou atender às suas necessidades. Nesse processo, é importante contar com uma imobiliária de confiança. Os profissionais vão avaliar as suas principais necessidades e os tipos de apartamentos que podem atender também aos seus sonhos.

Calcule os gastos

Ficou em dúvida entre mais de um imóvel? Ou tem um orçamento mais apertado? É fundamental, então, nesta etapa, calcular os gastos que você terá tanto na mudança quanto com o aluguel e o condomínio nos próximos meses. Ter esse controle é fundamental para evitar ser surpreendido no futuro com descontrole financeiro e endividamento.

Uma opção é fazer o cálculo antes das visitas. Com isso, você já pode oferecer um norte ao corretor, que mostrará os apartamentos que estão, de fato, dentro do seu orçamento.

Faça a vistoria final

É fundamental fazer uma vistoria antes de fechar o contrato com a imobiliária ou o proprietário. Então, um profissional especializado avaliará a situação do local, verificando se são necessários reparos, a fim de garantir que haja condições para você residir no apartamento.

Caso haja a necessidade de algum reparo estrutural, ele será custeado pelo proprietário. Se houver algum problema, isso vai aparecer antes do fechamento do contrato. Assim, você recebe o apartamento em boas condições.

Formalize o contrato

Escolheu o apartamento que é a sua cara, cabe no bolso e está em uma região favorável para você? Então é hora de formalizar o contrato junto à imobiliária ou, então, com o proprietário.

Quando é feito pela imobiliária, ele segue padrões definidos pelo setor jurídico da empresa. Isso minimiza as chances de problemas que possam gerar dor de cabeça para você futuramente.

Receba as chaves

Depois de todos esses passos, é hora de pegar as chaves e aproveitar o momento. Afinal, começar uma vida em um novo apartamento é garantia de ótimas experiências.

Agora que você sabe como alugar um apartamento em Viçosa, é importante contar com uma imobiliária séria, responsável e competente para ajudar no processo, de modo que ele ocorra sem problemas. Para isso, conte com a Habitar Viçosa. Entre em contato e teremos o maior prazer em ajudar nesta ocasião tão importante.

Você também pode gostar

Deixe um comentário