5 cidades perto de Viçosa para você aproveitar o turismo e lazer

6 minutos para ler

Viçosa é uma cidade movimentada por causa dos estudantes que decidem deixar suas cidades de origem para ingressarem em uma das universidades federais mais reconhecidas do país. Isso faz com que o clima da cidade seja mais receptivo e animado, e quem mora por lá ainda tem a oportunidade de conhecer as cidades perto de Viçosa.

Devido à sua estrutura, a cidade ainda conquistou o primeiro lugar no ranking que mede as cidades mais inteligentes considerando os municípios que têm uma população entre 50 e 100 mil habitantes. E isso contribui para mostrar a importância da cidade na região!

Localizada na Zona da Mata, em Minas Gerais, quem reside em Viçosa pode aproveitar os finais de semana e feriados para conhecer as cidades históricas que estão localizadas ao seu redor. Continue lendo nosso texto e conheça 5 cidades que estão perto de Viçosa que você não pode deixar de visitar!

1. Ouro Preto

Localizada a 125 km de Viçosa, Ouro Preto é uma das cidades históricas mais importantes do nosso cenário nacional. Conhecida principalmente pelo movimento da Inconfidência Mineira e por suas diversas ladeiras, cada rua da cidade guarda um pouco desse passado.

Os lugares mais visitados são a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência, o Museu de Mineralogia, a Casa dos Contos, a Mina do Chico Rei e as diversas igrejas em estilo barroco que estão espalhadas pela cidade.

Para além dos pontos históricos, é possível conhecer o Parque das Andorinhas e o Parque Estadual do Itacolomi, ideais para quem curte fazer trilhas e nadar em cachoeiras.

Para chegar na cidade de ônibus, você pode pegar um transporte que vai de Viçosa para Mariana e, depois, pegar outro que vai de Mariana para Ouro Preto. Se você for de carro, é só seguir a BR-120 em direção a Ponte Nova e, depois, seguir pela MG-262 em direção a Ouro Preto.

2. Mariana

Antes de chegar em Ouro Preto, você não pode deixar de visitar Mariana, que foi a primeira vila a se tornar cidade na capitania de Minas Gerias, no século XVIII. Com um estilo colonial, o município é abraçado por um centro histórico repleto de casas e igrejas em estilo barroco que carregam um pouco da história nacional.

Você não pode deixar de conhecer a Catedral Basílica da Sé, a Igreja de São Pedro, o Museu da Música, o Museu Arquidiocesano e o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens. Além disso, existe a Mina da Passagem, que é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo.

Outro atrativo turístico da região dos inconfidentes é o passeio de trem que liga Ouro Preto e Mariana, que passa por um caminho onde é possível contemplar as belezas naturais entre as duas cidades.

Para chegar na cidade, é só fazer o mesmo caminho de carro que leva a Ouro Preto. Caso você vá de ônibus, é possível pegar um único transporte saindo de Viçosa.

3. Lavras Novas

Esse pequeno distrito de Ouro Preto conquistou muitos turistas devido ao seu aconchegante clima, aos atrativos naturais e à tranquilidade do povoado. Os visitantes costumam escolher o final de semana para ficar no vilarejo e aproveitar os passeios nas cachoeiras, nos mirantes e na Represa do Custódio.

A rua principal da cidade é cheia de bares e restaurantes que oferecem a tradicional comida mineira. Com o clima ameno das montanhas, Lavras Novas pode ser visitada durante o ano todo.

A distância entre Viçosa e Lavras Novas é de 146 km. Para ir de carro, você tem que fazer o mesmo trajeto até Ouro Preto. Depois é preciso seguir pela MG-129, sentido a Ouro Branco, e pegar a entrada para Lavras Novas. Se a ideia for ir de ônibus, é possível pegar o transporte que sai de Ouro preto e vai para o distrito.

4. Araponga

A pequena cidade está localizada a cerca de 50 km de Viçosa. Com o clima de cidade do interior, Araponga é rodeada por montanhas, sendo o destino certo para quem busca paz e quer ter mais contato com a natureza.

A cidade fica na Serra do Brigadeiro, onde encontramos um parque com mais de 14 mil hectares de mata atlântica cheio de montanhas, vales, chapadas e cursos d’água. Além de ser um centro de preservação, é possível utilizar a área de camping, fazer trilhas até o Pico do Boné e o Pico do Soares e visitar as grutas de mineração.

Para chegar na cidade de carro, é preciso pegar a BR-482 saindo de Viçosa e seguir em direção a Araponga. Para ir de ônibus, é preciso pegar a linha que faz o trajeto de Viçosa até Araponga.

5. São Miguel do Anta

Localizada na Zona da Mata, a cidade faz parte do Circuito Turístico Serras de Minas. Com um rico patrimônio histórico e cultural e gastronomia típica, São Miguel do Anta tem ficado conhecida devido ao seu carnaval, em especial, o Bloco do Boi Laranja e os grupos folclóricos, como o Congado e a Folia de Reis.

A cidade possui atividades culturais intensas que são voltadas para as festividades religiosas, como a Festa de Nossa Senhora do Rosário e Congado, a comemoração da padroeira, que é a Nossa Senhora da Conceição, e a Festa da Nossa Senhora Aparecida.

São Miguel do Anta fica a 23,5 km de Viçosa. Para chegar na cidade, é só fazer o mesmo trajeto que leva a Araponga, pois a estrada a passa por dentro do município. Quem optar por ir de ônibus para lá, poderá pegar o transporte que leva de Viçosa a São Miguel do Anta.

Para ajudar você a organizar essa viagem, defina primeiramente qual ou quais serão os seus destinos. Depois disso, procure os pontos turísticos, restaurantes e bares que você não pode deixar de conhecer. O ideal é montar um roteiro com os lugares que mais te interessam.

Para quem vai de Viçosa a Ouro Preto, é válido fazer algumas paradas para conhecer Lavras Novas e Mariana, já que esses lugares estão bem próximos. Já para quem tem Araponga como destino final, pode dar uma paradinha e aproveitar as festas religiosas de São Miguel do Anta.

Gostou do nosso post sobre indicações de cidades perto de Viçosa que você não pode deixar de visitar? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais, assim, mais pessoas poderão descobrir as riquezas culturais do interior de Minas Gerais!

Você também pode gostar

7 comentários em “5 cidades perto de Viçosa para você aproveitar o turismo e lazer

  1. Teremos em breve a continuação de “Onde comer em Viçosa”, incluiremos a “Bendita Espeteria”.
    Obrigada pela dica!

  2. Inclua no tour de São Miguel uma visita pela capela de santa filomena e tbva Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e os dois pesque pague que são lugares que oferece comidas tipicas e piscina

    1. Claro!!!!!!
      Em breve teremos daremos continuidade nas cidades próximas a Viçosa e colocaremos São Miguel.
      Obrigada pela sugestão!

Deixe um comentário