Bairros de Viçosa: confira o nosso guia completo para você!

7 minutos para ler

Localizado na zona da mata do estado de Minas Gerais, Viçosa fica a 228 km de Belo Horizonte e é um destino muito escolhido por estudantes para cursar a universidade. Existem diversas opções de bairros de Viçosa, que você não pode deixar de conhecer.

Cada lugar tem as suas características que devem ser observadas na hora de escolher o lugar para morar. Além disso, é importante pensar nas suas necessidades para escolher o bairro, como muitos estudantes vêm para a cidade, muitos dão preferência por ficar perto da universidade.

Quem chega na cidade, muitas vezes, não tem ideia de como escolher um lugar dentro da cidade para viver, por isso, fazer uma pesquisa pode auxiliar a visualizar a conhecer o bairro. Quer saber mais sobre os bairros de Viçosa? Leia nosso texto e conheça alguns deles.

Belvedere

Localizado próximo a região central de Viçosa, o bairro oferece uma bela vista da cidade. A distância do Belvedere até o centro é de 1,5 km, que pode ser feito a pé, de carro ou pegar as linhas 22 e 05 da empresa de ônibus local para chegar no bairro.

O espaço é bem arborizado, o que permite que os moradores façam caminhadas na natureza. Devido a sua localização, o Belvedere se torna um bairro indicado para os alunos tanto da UFV, quanto da Univiçosa.

Clélia Bernardes

O bairro recebeu o nome em homenagem à primeira-dama do Brasil, que foi esposa do Arthur Bernardes, o 12º presidente do país. O Clélia Bernardes fica próximo à região central há uma distância de aproximadamente 1,2 km.

Quem quiser morar na região pode chegar ao centro fazendo uma caminhada de cerca de 17 minutos, de carro, o trajeto dura 7 minutos ou pegar o ônibus da linha 15 apara chegar até lá. O bairro começou na década de 1970, com o processo de federalização da universidade e com o aumento da busca dos estudantes por lugares da morar.

Já na década de 1980, houve o processo de verticalização do espaço, com a construção de prédios para acomodar mais pessoas. Atualmente, o local oferece uma boa infraestrutura com supermercados, academias e clubes.

Centro

Por ser ponto de passagem das pessoas, é o local que reuni as principais lojas e o shopping da cidade. Além disso, é possível encontrar restaurantes, hotéis, supermercados, bancos e o Hospital São Sebastião.

Este bairro é o que fica mais próximo da UFV. Tendo o Calçadão Arthur Bernardes como referência, os estudantes podem fazer uma caminhada de 13 minutos até o portão principal da universidade ou pegar os ônibus das linhas 09, 05, 13, 22 ou 01B. A distância de carro é de 7 minutos.

Além dos comércios fixos, nos finais de semana, é possível encontrar feiras de artesanato, na Praça Silviano Brandão e na Rua Gomes Barbosa, no antigo colégio Viçosa, que fica atrás da prefeitura municipal.

Ramos

O bairro Ramos teve seu início um pouco antes do Clélia Rodrigues, mas foi no início da década de 1970 que se iniciou o processo de verticalização do espaço. Este é um dos locais que mais concentra as pessoas que são originalmente de Viçosa, nesta região.

Ramos fica a uma distância de 850 m do centro. A caminhada ate lá dura cerca de 12 minutos e de carro dura entre 7 e 8 minutos de distância. Como este é um bairro residencial, quase não há opções de comércio local.

Fátima

Este bairro é uma extensão do Clélia Bernardes, dessa forma, ele fica a uma distância de 2,4 km do centro da cidade. De carro, o percurso pode ser feito com cerca de 9 a 10 minutos, a pé, a caminhada é de 30 minutos, quem optar por fazer o trajeto de ônibus pode pegar as linhas 14, 15, 16 e 07B, para chegar à região central.

A partir da década de 1990, o processo de verticalização do bairro foi iniciado, apesar de ainda encontrarmos muitas casas na região. Como ele é uma continuação do bairro Clélia Bernardes, também, encontramos academias, clubes, supermercados e a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Santa Clara

O Santa Clara fica próximo ao bairro Ramos e a uma distância de 1,4 km do centro de Viçosa. Para fazer esse trajeto, você pode caminhar 18 minutos, ou fazer o trajeto de carro que gasta uns 7 minutos ou pegar as linhas 03, 06, 07, 14, 16, 07B e 20 para chegar até o centro.

Apesar de ficar um pouco afastado do centro, alguns estudantes preferem morar lá devido à possibilidade de encontrar casas com áreas maiores para a criação de repúblicas. A região conta alguns comércios locais.

Lourdes

Como o bairro Ramos, o Lourdes também um dos bairros tradicionais da região e contam com a presença dos moradores da cidade na região. Ele também fica próximo ao bairro Santa Clara e a distância até o centro é de 1,2 km, que gasta uns 6 minutos de carro, 14 minutos à pé e para ir de ônibus, você pode pegar as linhas 03, 06 e 07.

O bairro conta com pouco comércio local. E o processo de verticalização deste lugar se iniciou no início da década de 1990, que mostra que o lugar possui muitas opções de moradia.

Santo Antônio

Este bairro fica cerca de 3 km do centro de Viçosa e 2 km da UFV. Ele fica próximo das universidades locais e para chegar ao centro, você pode fazer a caminhada de 36 minutos, fazer o trajeto de carro de 9 minutos ou pegar as linhas 02, 05, 07B, 14 e 16 para chegar até lá.

O Santo Antônio é um dos maiores bairros das cidades e ainda é um dos lugares que mais gera emprego. Nesta região, também, podemos encontrar pequenos comércios locais.

Liberdade

Nesse bairro, podemos encontrar a sede da Univiçosa, que é uma das instituições de ensino superior que podemos encontrar na cidade. Nesse local, podemos encontrar diversas opções de moradias destinada para estudantes.

Além da facilidade de encontrar um imóvel, os moradores da região tem acesso ao centro da cidade por meio das linhas 02, 03, 05, 3766.1 e 3766. O Liberdade ainda conta com locais de convivência e contato com a natureza, como a Praça Luiza Bhering Fialho.

João Bráz

Esse foi um doa bairros que também começou a se verticalizar na década de 1990, o bairro João Bráz também fica próximo da Univiçosa, o que torna o local ideal para os estudantes dessa instituição.

O bairro é um ponto de concentração de casas noturnas, o que atrai muitos jovens que querem se divertir. Além disso, o ambiente local é bem familiar, e conta com uma Unidades Básicas de Saúde e comércio local. Para ir para o centro de ônibus, você pode optar pelas linhas 02, 03, 05 e a 3766.1.

Sabemos que quem está saindo de casa para estudar e mudar para uma nova cidade pode gerar muitas dúvidas quanto a lugar para morar e a escolha do imóvel ideal. Mas você não precisa se preocupar, a Habitar será a sua parceira nesse processo de encontrar uma casa ideal.

Gostou do nosso texto sobre os bairros de Viçosa? Entre em contato com a gente, que vamos ajudar você a encontrar o melhor lugar para morar.

Você também pode gostar

4 comentários em “Bairros de Viçosa: confira o nosso guia completo para você!

Deixe um comentário