Apartamento ou casa: o que devo levar em consideração ao escolher?

Blog Habitar Viçosa
4 minutos para ler

Uma das primeiras decisões que se deve tomar na hora de escolher um novo lar está relacionado ao tipo de imóvel que deseja.

Essa decisão dependerá de fatores como os seus objetivos ao alugar ou comprar o novo lar, assim como ao seu estilo de vida. A definição da melhor escolha entre apartamento ou casa, por exemplo, é uma decisão pessoal — mas existem alguns pontos que devem ser levados em consideração em relação a isso! 

Neste post, listamos algumas vantagens de se viver em cada um deles para que você decida qual melhor se encaixa no seu dia a dia. Continue a leitura e saiba mais!

Vantagens de se morar em uma casa

Confira algumas características que podem fazer de uma casa um lar mais adequado para você!

Privacidade

Se você se incomoda com a maior proximidade entre vizinhos — o que é mais comum nos grandes condomínios de apartamentos — morar em uma casa pode ser a melhor opção. Nela, o contato será bem menor. Você pode passar a maior parte do seu tempo curtindo sua privacidade com mais liberdade.

Nos apartamentos, o contato com os vizinhos costuma ser mais frequente. Nem sempre você consegue sair ou chegar em casa sem encontrá-los. Para quem não é fã de muito contato ou simplesmente quer mais tranquilidade, essa pode não ser a melhor opção.

Menos taxas

Quem mora em uma casa que não integre um condomínio fica livre de pelo menos uma despesa mensal, que geralmente não se consegue controlar: a taxa condominial. Dela depende a manutenção do prédio e o pagamento dos funcionários, entre outras obrigações.

É claro que uma casa também exige investimentos em manutenção, mas muita gente prefere ter maior controle sobre o gerenciamento deste gasto, o que não ocorre em um condomínio.

Maior espaço

Gostaria de ter um jardim ou um pátio? No apartamento, dificilmente você vai dispor deste espaço. Quem não abre mão de uma área extra para cultivar um jardim, por exemplo, será mais feliz em uma casa.

Além disso, este tipo de imóvel em geral tem cômodos mais amplos em comparação com os apartamentos — especialmente nos prédios mais novos, os espaços são cada vez mais enxutos.

Vantagens de se morar em um apartamento

Veja abaixo alguns aspectos que tornam o apartamento um imóvel mais atraente para se morar!

Segurança

A maioria dos condomínios de apartamentos investe bastante na segurança de seus moradores. Muitos dispõem de portaria 24 horas e outros dispositivos como câmeras de vigilância, por exemplo.

O simples fato de estar mais próximos dos vizinhos — situação mais comum para quem vive em apartamento — costuma deixar os moradores mais tranquilos. Para quem mora sozinho, esse é um diferencial importante.

Manutenção

Falamos acima que não pagar a taxa de condomínio é uma vantagem de se morar em casa. Esta situação, porém tem um outro lado que precisamos ficar atentos.

No apartamento, há uma estrutura de zeladoria à disposição para resolver uma série de situações sem precisar envolver os moradores.

Já na casa, qualquer dano ou reparo dependerá exclusivamente do morador para ser resolvido — e isso também representará mais despesas.

Áreas de lazer

A maioria dos condomínios de apartamentos dispõem de alguma infraestrutura de lazer, o que pode compensar o espaço muitas vezes do reduzido do imóvel em comparação com a casa. Essa é uma tendência bastante comum nos imóveis mais novos.

Salão de festas, piscina e academia são apenas alguns dos itens que você pode verificar nos condomínios na hora de comprar ou alugar o seu apartamento.

Como vimos, existem alguns aspectos que você precisa considerar na hora de avaliar se é melhor morar em apartamento ou casa.

Na hora de fazer essa escolha, é importante contar com o suporte de uma imobiliária de confiança, que entenda suas necessidades e ajude na busca pelo lar ideal. Uma escolha acertada nesse sentido é a Habitar Imobiliária Viçosa.

Quer iniciar a busca pela sua nova casa em Viçosa? Então, conheça nossas ofertas de aluguel de imóveis na cidade!

Você também pode gostar