7 cidades turísticas de Minas Gerais que você precisa conhecer

Turismo Minas Gerais Imobiliária Habitar
7 minutos para ler

O estado de Minas Gerais é praticamente uma história viva. Isso porque existem cidades e museus que contam sobre a formação da cultura brasileira, ainda no período colonial.

Além da história, as cidades agradam turistas que também buscam por esportes radicais na natureza, e belíssimas cachoeiras.

Já listamos aqui no blog 12 atrações imperdíveis para quem busca um turismo ecológico. Também temos as 5 cidades perto de Viçosa para estudantes, moradores e viajantes que querem aproveitar turismo e lazer.

Neste artigo, complementamos listando mais 7 cidades e seus respectivos pontos mais importantes e visitados para você que busca se aventurar pelo estado.

Ademais, para te ajudar a decidir a melhor época do ano para viagens, detalhamos um pouco sobre o clima mineiro. Dessa forma, você não terá surpresas.

Acompanhe a leitura!

Como é o clima de Minas?

Não é possível dizer com precisão os eventos climáticos que podem ocorrer. Entretanto, a partir de uma vivência empírica, daremos um pequeno norte sobre o que você encontrará por aqui.

Em todo o mundo, assim como no Brasil, está ocorrendo mudanças bruscas no clima. Há períodos mais frios, mais quente, chuvoso, ensolarado, em praticamente todos os momentos.

Por mais que esteja um pouco incerto, não custa nada verificar o histórico de cada local e suas eventuais peculiaridades – principalmente, quando estamos planejando uma viagem turística para cidades que não conhecemos.

Minas tem uma extensão territorial bem significativa, mas, de modo geral, o clima do estado é considerado tropical de altitude, e a temperatura varia de acordo com cada região.

No verão, a máxima pode passar de 30°C, com muitas chuvas. Já na primavera, a variação fica entre 14°C e 28°C. No outono e inverno, por sua vez, a temperatura média é de 13°C e 20°C, contudo, vale pesquisar um pouquinho, pois há cidades que chegam abaixo de 5°C.

Vale lembrar que o estado possui umidade relativa de 65%. Para informações detalhadas, acesso aqui.

Belo Horizonte

Por possuir atrações que atraem todos os perfis de turistas, a capital mineira é uma das cidades mais visitadas do estado. Além de ser fácil de explorar, BH – como é chamada – possui roteiros gastronômicos e culturais que representam bem a identidade de Minas Gerais, como o Mercado Central que é cheio de quitutes mineiros.

Assim como quase toda cidade do estado, Belo Horizonte possui muita história para contar em suas ruas. No Complexo Arquitetônico da Pampulha, por exemplo, a Igreja de São Francisco de Assis foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

De fato, BH é uma ótima opção para passar um feriado prologado. Segue a lista de locais para visitar:

  • Centro Cultural do Banco do Brasil;
  • Memorial Minas Gerais Vale;
  • Lagoa da Pampulha;
  • A Casa Kubitscheck;
  • A Casa do Baile;
  • Museu de Arte da Pampulha – MAP;
  • Praça da Liberdade;
  • Museu das Minas e do Metal;
  • Espaço do Conhecimento da UFMG;
  • Casa FIAT de Cultura;
  • Centro de Arte Popular;
  • Museu Mineiro;
  • Museu Histórico Abílio Barreto;
  • Mirante do Mangabeiras;
  • Praça do Papa.

Brumadinho

Localizado na região metropolitana da capital, mais precisamente 60 quilômetros, Brumadinho é uma cidade mais tranquila, por ser pequena, com um pouco mais de 35 mil habitantes.

Entretanto, isso não a faz ser menos movimentada, e o local recebe muitos turistas em busca de sua riqueza cultural e belíssima natureza, como a Serra da Moeda e o Parque Estadual do Rola Moça com seus mirantes encantadores.

O ponto mais famoso é o Instituto Inhotim: o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Isso porque as obras de artes são expostas em jardins, misturando, assim, a experiência sensorial da campo aberto e a beleza e aprendizado da arte.

Diamantina

Para quem busca conhecer mais sobre a história do Brasil, Diamantina é um ótimo local para entrar para a lista. Isso porque, a cidade ainda preserva muitos elementos do período colonial, como ruas de pedras, casarões e igrejas, além de ter sido local onde um dos principais nomes da história do Brasil viveu por 15 anos.

Os locais mais visitados são a Igreja de São Francisco de Assis, a Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé e a Casa da Chica da Silva e do Juscelino.

Fora isso, sua paisagem é impressionante. Não deixe de ir na Cachoeira dos Cristais, na trilha pelo Parque Estadual do Biribiri e no Parque Nacional das Sempre-Vivas.

São Thomé das Letras

Essa pequena cidade mineira é considerada um dos sete pontos energéticos do planeta. São Thomé das Letras possui um ar rústico e místico, e possui muitas lendas e mistérios. Por exemplo, alguns acreditam que suas pedras transmitem energia, um magnetismo que favorece o aparecimento de OVNIS e uma suposta gruta que leva até Machu Picchu.

A cidadezinha também é conhecida pela Ladeira do Amendoim, em que supostamente a gravidade funciona de modo diferente, fazendo um carro desligado, por exemplo, subir uma ladeira. Entretanto, trata-se de uma ilusão de óptica porque as casas foram construídas todas com um prumo inclinado, causando essa falsa impressão. De qualquer forma, é impressionante observar o fenômeno.

Ademais, você encontra atrações como a Gruta, a Igreja de São Thomé, a Casa da Pirâmide, a Gruta de Sobradinho, a Pedra da Bruxa, e até as Cachoeiras do Flávio e Vale das Borboletas.

Capitólio

E quem disse que Minas não tem mar? Geograficamente, a resposta é não. Entretanto, Capitólio oferece atrações que te faz sentir numa praia, ao mesmo tempo que te leva a lindas cachoeiras.

A extensa lagoa de cor azul, chamada de represa de Furnas, traz uma experiência única. Isso porque, além de possibilitar passeios de lanchas, jet ski, stand up paddle e caiaque, o local é rodeado por enormes cânions e grutas.

Fora das aventuras nas águas, a cidade também possui trilhas como a do Morro do Chapéu que te leva ao Mirante dos Cânions, entre outros diversos destinos incríveis dentro da Serra da Canastra.

Vale dos Tucanos, Cachoeira da Capivara e Pedreiras Lago Azul não podem ficar de fora da sua lista. Vale lembrar que a cidade fica na região do melhor queijo do Brasil: o queijo canastra.

Congonhas

Congonhas é perfeita para quem gosta de arte e história, com peças de incalculável valor. A cidade preserva algumas das mais importantes obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

É possível ver de perto a obra “Os Doze Profetas”, esculturas esculpidas em tamanhas real criadas no século 18. Ela fica localizada no adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos, e é protegida pela Unesco e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.

A cidade também possui a Igreja do Bom Jesus de Congonhas e seis capelas que retratam os Passos da Paixão de Cristo. Todas são adornadas com obras de Aleijadinho, que inclusive tem um moderno acervo que explica os passos de suas obras em imagens detalhadas no Museu de Congonhas.

Serra do Cipó

Além de história e cachoeiras, Minas também agrada aqueles que buscam esportes radicais. Rapel, rafting, ciclismo, trekking, alpinismo e trilhas são feitos no Parque Nacional da Serra do Cipó.

As montanhas, cachoeiras e cânions da Serra do Cipó entregam o pacote completo. Há cachoeiras como Congonhas de Baixo, Capão dos Palmitos, Andorinhas, Gavião e outras.

Continue acessando nossos conteúdos para conferir mais sobre dicas de economia e moradia. Siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

2 comentários em “7 cidades turísticas de Minas Gerais que você precisa conhecer

Deixe um comentário